Título: EUA vão reforçar investigações sobre Duda
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 03/02/2006, O País, p. 5

Após reunião com parlamentares da CPI, governo americano designa dois procuradores para rastrear contas do publicitário

WASHINGTON. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos vai designar dois procuradores para investigar as contas do publicitário Duda Mendonça e de pessoas ligadas a ele abertas no país. A medida foi acertada ontem com integrantes da CPI dos Correios e ajudará na investigação do papel desempenhado pelo publicitário no esquema do mensalão e no caixa dois da campanha eleitoral de 2002.

Os procuradores vão quebrar o sigilo das contas bancárias de Duda, de amigos, sócios ou parceiros, e rastrear as operações feitas por eles. Tudo o que for descoberto será enviado diretamente para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda.

CPI terá dados de divisão contra crimes financeiros

A Divisão Criminal do Departamento de Justiça americano também permitirá que os parlamentares da CPI tenham acesso aos dados, para concluir a sua própria investigação. A autorização foi dada ontem pelo FinCen, o órgão do Departamento do Tesouro dos EUA que combate os crimes financeiros, e que recebeu os informes confidenciais do Departamento de Justiça.

O compromisso para a liberação exige que os deputados não divulguem informações detalhadas até que o caso chegue à instância seguinte, um provável processo judicial.

¿ Foi um golaço! ¿ comemorou o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), relator adjunto da CPI, à saída da Divisão Criminal do Departamento de Justiça.

Ajuda de NY foi confirmada pouco antes do embarque

A diretora da Divisão Criminal, Mary Ellen Warlow, não quis comentar o assunto. Mas um funcionário da Justiça americana confirmou mais tarde a versão contada por Paes e pelos outros dois deputados que participaram da reunião com Warlow: o relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), e o relator-adjunto Maurício Rands (PT-PE).

As autoridades americanas prometeram que os dados pedidos irão para o Brasil muito em breve, bem antes do prazo final da CPI. Pouco antes de embarcar de volta a Brasília, o trio de deputados recebeu uma segunda boa notícia, segundo Paes: o promotor-geral de Nova York, Robert Morgenthau, autorizou o acesso da CPI aos dados da conta off-shore Dusseldorf, de Duda Mendonça, no BankBoston de Miami. Duda já admitiu, em depoimento à CPI no ano passado, que recebeu R$10,5 milhões pelo esquema de Marcos Valério como pagamento por seu trabalho em campanhas eleitorais do PT em 2002, inclusive do presidente Lula.

Essas informações estão há tempos com o Ministério Público e a Polícia Federal do Brasil, mas foram entregues pelas autoridades americanas com uma restrição: não poderiam ser passadas a terceiros. Por isso, na terça-feira, os deputados estiveram em Nova York pedindo os dados.

¿ Saímos daqui muito animados, não só por ver que o Departamento de Justiça americano compreendeu a gravidade e a importância de nossas investigações, mas também porque obtivemos das autoridades o firme compromisso de monitorar junto com o governo do Brasil todas as demais operações financeiras suspeitas de serem fruto de corrupção ou lavagem de dinheiro. Daqui por diante não vamos ter mais as dificuldades que tivemos até agora ¿ disse Serraglio.

Maurício Rands (PT-PE) acrescentou que o sucesso da missão parlamentar enviada aos EUA demonstrou que o Departamento do Tesouro e o Departamento de Justiça dos EUA perceberam a importância das investigações para a consolidação da democracia no Brasil.

¿ Havia por parte das autoridades americanas uma falta de conhecimento da real importância desse trabalho. E elas se convenceram ao ver que não se trata de política partidária.

COLABOROU Bernardo de la Peña

www.oglobo.com.br/pais