Título: LULA JÁ NEGOCIA AS ALIANÇAS PARA A REELEIÇÃO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 03/02/2006, O País, p. 8

Presidente recebe dirigentes do PCdoB e do PSB, Jarbas Vasconcelos e Nelson Jobim, que diz não ser candidato

BRASÍLIA e SÃO PAULO Embora não admita oficialmente que é candidato à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem com os presidentes do PSB, deputado Eduardo Campos (PE), e do PCdoB, Renato Rabelo. Os temas foram as eleições de outubro e a política de alianças e propostas para um programa de governo.

Lula, que pretende ter o apoio do PMDB, nem que seja no segundo turno, também recebeu o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim. O presidente do Supremo informou a Lula que não será candidato nas eleições deste ano.

Presidente quer manter PMDB no governo

Segundo o presidente do PCdoB, Lula concordou com a sugestão de divulgar uma nova ¿Carta aos Brasileiros¿, com o objetivo de sinalizar que num segundo mandato sua prioridade será o desenvolvimento.

¿ O presidente só vai anunciar sua candidatura no final de maio e sua decisão vai depender das condições políticas. Mas ele está animado e concordou com nossa proposta de lançar uma nova ¿Carta aos Brasileiros¿, dirigida ao setor produtivo e sinalizando que no segundo mandato haverá um ciclo de crescimento ¿ disse Rabelo.

Aos dirigentes do PSB e do PCdoB, Lula disse que fará um grande esforço para se aproximar mais do PMDB. Mesmo que esse partido lance candidato a presidente, Lula quer fortalecer os laços com a legenda, pensando em apoio no segundo turno e também na permanência dos peemedebistas na base parlamentar do governo.

Foi com esse objetivo que Lula recebeu o governador de Pernambuco, favorável à candidatura própria do PMDB. Lula e Jarbas discutiram a liberação de R$30 milhões para o porto de Suape e de R$15 milhões para a BR-232. Jarbas explicou que não pedia dinheiro novo, mas a liberação de recursos já empenhados:

¿ Estou de saída do governo e queria deixar acertado um cronograma de desembolso. Já havia tratado disso com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Desta vez não falamos de política. O presidente sabe que apóio uma candidatura do PMDB e que amanhã estarei em São Paulo apoiando a candidatura do governador Germano Rigotto. O partido não vai nem para o PT nem para o PSDB.

No encontro com Jobim, Lula tratou da substituição de Carlos Velloso, que se aposentou do STF. Assessores garantiram que os dois também discutiram sobre política e avaliaram a repercussão do discurso de Jobim, anteontem, na abertura dos trabalhos do Judiciário. Jobim tem comentado, bem-humorado, que sua saída do Supremo ¿ainda demora¿. Ele deve sair em março e, segundo dirigentes do PMDB, não disputará as eleições presidenciais.

¿ Conversamos com Jobim em dezembro e ele nos disse que não será candidato ¿ disse Jarbas.

Comando petista quer sintonia nas coligações

A executiva nacional do PT se reúne hoje pela primeira vez este ano e começa a traçar a estratégia para as eleições. O ponto central da reunião deve ser a política de alianças do partido, principalmente a relação com o PMDB. Deverá ser posta em votação uma resolução propondo que o encontro nacional do partido, marcado para abril, estabeleça o arco de coligações do PT. Alguns dirigentes, no entanto, propõem que a executiva indique hoje o o caminho a ser seguido, para evitar que os diretórios estaduais tomem decisões que prejudiquem as alianças para a reeleição de Lula.

COLABORARAM: Cristiane Jungblut e Ricardo Galhardo