Título: RIO TEM QUASE 800 VÍTIMAS DE DENGUE
Autor: Guilherme Freitas
Fonte: O Globo, 03/02/2006, Rio, p. 13

Desde o início de janeiro já foram registrados 782 casos, contra 871 em todo o ano passado

O número de casos de dengue notificados no Rio desde o início de 2006 já representa 89% do total de todo o ano passado. Em janeiro e nos dois primeiros dias de fevereiro deste ano foram registrados 782 casos, segundo dados divulgados ontem pela Secretaria municipal de Saúde. Em 2005 inteiro, foram 871 vítimas da doença. Apenas ontem, mais 291 infectados foram contabilizados nas estatísticas do município.

O subsecretário de Saúde, Mauro Marzochi, acha que os números podem ser ainda maiores:

¿ Para cada indivíduo que adoece, há dez infectados que não desenvolvem os sintomas típicos da dengue. Mas eles podem ser picados por um mosquito e assim ajudar a espalhar a doença.

O número real de infectados na cidade pode ultrapassar os sete mil. O subsecretário lembra, no entanto, que muitas notificações não são confirmadas pelos exames de sangue.

Curicica, com 106 casos, é o lugar mais afetado

O surto continua concentrado na área de Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Dos 542 casos notificados este ano na região, 106 deles são de Curicica, o lugar mais afetado na cidade. Já foram registrados 86 casos em Vargem Pequena e 52 na Taquara. Segundo o infectologista Edmilson Migowski, o fato de não estar caracterizada uma epidemia de dengue não significa que a situação não seja grave:

¿ Vivemos uma endemia. A situação só não é pior porque o vírus tipo 4 da dengue ainda não foi introduzido na cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram inspecionadas 55 mil das 91 mil residências na área de Jacarepaguá e Barra. A previsão é visitar todas as casas da região até o dia 9. A partir do dia 13, a Secretaria estadual de Saúde vai distribuir nas duas regiões o biolarvicida cubano Bactivec, que deverá ser aplicado pela população.

Na próxima segunda-feira, começará o treinamento dos bombeiros e agentes de saúde que distribuirão um milhão de frascos de 30ml do produto nas áreas de surto e em 33 municípios. Segundo o diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado, Aloysio Ribeiro, o plano cobrirá as deficiências da ação regular de combate à dengue.

¿ É impossível visitar todas as casas de dois em dois meses. Por isso, vamos entregar o biolarvicida à população ¿ afirmou Ribeiro.

O biolarvicida será distribuído apenas a moradores de residências com grandes reservatórios, como tonéis e caixas d¿água. Devem ser aplicadas 20 gotas para cada 50 litros de água. Segundo Ribeiro, o produto é inócuo, mas é recomendável manter o frasco longe de crianças e armazená-lo em local fresco, sem expô-lo ao sol.

Associações de moradores e síndicos de prédios e condomínios podem solicitar o Bactivec, que não está sendo vendido, ao Controle de Vetores do estado, pelo telefone 2299-9754. Para ajudar a combater a doença, a Rodoviária Novo Rio realiza hoje, das 10h às 17hs, uma ação educativa contra a dengue, com peças de teatro, exibição de vídeos e distribuição de folhetos.

Ontem, em reunião com representantes dos 92 municípios do estado, o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, cobrou melhoras no saneamento básico e no sistema de coleta de lixo das cidades. O secretário avisou que as últimas chuvas aumentam o risco de contaminação por dengue e leptospirose (transmitida pela urina do rato). Em 2006, já foram notificados 14 casos de leptospirose no estado, com duas mortes. No ano passado, foram 647 casos da doença, que matou 92 pessoas.