Título: BRASIL CONSIDERA APOIO À RESOLUÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2006, O Mundo, p. 27

País quer que Irã tenha direito à pesquisa nuclear pacífica reconhecido

BRASÍLIA. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que o Brasil poderá apoiar a resolução sobre o Irã que está sendo examinada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e poderá ser encaminhada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo Amorim, o voto favorável dos brasileiros levará em conta dois princípios: que seja reconhecido o direito do Irã à pesquisa nuclear pacífica, como qualquer outro país; e que seja dado um prazo para que os iranianos recuperem sua credibilidade, uma vez que, por não terem dado todas as informações sobre seu programa nuclear, suscitaram dúvidas junto à comunidade internacional.

¿ A resolução, de modo geral, traz equilíbrio entre essas coisas. Pelo que eu sei, a resolução seria apenas informativa para o Conselho de Segurança, ou seja, não geraria nesse momento qualquer tipo de ação, como a adoção de sanções ¿ afirmou Amorim.

O ministro afirmou que o Brasil defende uma saída diplomática para o caso e lembrou que a pesquisa nuclear está prevista como direito no Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, inclusive o enriquecimento de urânio. O Brasil tem duas usinas de energia nuclear e já iniciou processamento de urânio para abastecê-las, observou uma fonte do governo brasileiro.

¿ Brasil, África do Sul e Índia chegaram a apresentar emendas para evitar a ambigüidade e a automaticidade de sanções. Gostaríamos que fossem aprovadas pela junta de governadores da AIEA ¿ disse Amorim.