Título: TROPAS PRONTAS PARA ELEIÇÃO NO HAITI
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2006, O Mundo, p. 27

Plano de segurança prevê milhares de militares e força de reação rápida, diz Elito

PORTO PRÍNCIPE. A Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) está pronta para garantir a segurança durante as eleições presidenciais e legislativas do dia 7, afirmou ontem o general brasileiro José Elito Carvalho Siqueira, comandante militar da missão.

¿ Nosso plano de segurança está pronto. As seções de votação serão vigiadas por militares da Minustah e por policiais civis e membros da polícia haitiana ¿ declarou o general Elito, que assumiu o comando das tropas em janeiro, após o suicídio do general Urano Bacellar.

O comandante afirmou que nos últimos dias foram intensificados os esforços para garantir segurança não só na eleição, como antes e depois. Ele informou que não haverá tropas da missão da ONU em todos os 800 centros de votação do país, mas que há forças de resposta rápida capazes de se deslocar imediatamente para áreas com problemas. Durante todo o período, as tropas ficarão em alerta:

¿ Nosso plano de segurança continuará até a implantação do novo governo ¿ disse ele.

Elito ressaltou que todas as forças envolvidas na segurança ¿ a Polícia Nacional Haitiana (PNH), a polícia da ONU (UNPOL) e as tropas da Minustah ¿ trabalharão coordenadas para garantir que os haitianos consigam chegar às seções eleitorais. A área mais instável e perigosa da capital haitiana é a favela de Cité Soleil, controlada por grupos armados e onde não haverá seções eleitorais. O general disse que os moradores de Cité Soleil que queiram votar poderão ir a seções eleitorais em áreas vizinhas ¿com total segurança¿.

¿ O problema de Cité Soleil não é isolado. Nossa missão é oferecer segurança em todo o país, e não levar em conta apenas uma zona ¿ disse Elito. ¿ A Minustah é uma força de estabilização e não de ocupação.

A Minustah conta com 7.400 militares e 2 mil policiais, de mais de 40 países. Eles atuarão ao lado da polícia haitiana, com 4 mil membros, nas primeiras eleições desde a queda de Jean-Bertrand Aristide, em 2004.

A pesquisa mais recente mostra o ex-presidente René Garcia Preval liderando as intenções de voto, seguido pelo empresário Charles Baker, o único candidato branco num país em que 90% da população é negra.

www.oglobo.com.br/mundo