Título: CASO JEAN CHARLES TERIA JULGAMENTO APENAS EM 2007
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 03/02/2006, O Mundo, p. 28

Enviados brasileiros não conseguem acesso a relatório

LONDRES. Embora possa decidir até abril sobre a abertura de um processo criminal contra oficiais da Scotland Yard envolvidos na morte de Jean Charles de Menezes, o Crown Prosecution Service (equivalente ao Ministério Público) só deverá marcar um julgamento em meados de 2007. A informação foi dada pela missão do governo brasileiro que passou três dias em reuniões com autoridades para acompanhar o desdobramento do caso do eletricista mineiro, executado a tiros pela polícia na estação de metrô de Stockwell, há seis meses.

Parentes terão acesso a algumas informações

A missão é encabeçada pelo embaixador Manoel Gonçalves Pereira, diretor do Departamento de Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty. Na quarta-feira, houve um encontro com Nick Hardwick, presidente da Comissão Independente de Reclamações sobre a Polícia (IPCC), que investigou o caso. Os enviados esperavam receber um briefing sobre as conclusões da IPCC, mas só obtiveram a promessa de que parentes do brasileiro em Londres terão acesso a informações.

¿ Há questões de segurança nacional no relatório da IPCC, envolvendo operações antiterrorismo e a lei britânica não permite a divulgação de fatos que possam comprometer um julgamento. Não conseguimos ter acesso ao relatório, mas ficamos com a impressão de que o caso está sendo levado adiante ¿ disse Gonçalves Pereira.