Título: LÍDERES DO PMDB APÓIAM RIGOTTO CONTRA GAROTINHO
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 04/02/2006, O País, p. 5

Quércia diz que ex-governador do Rio está usando seu nome indevidamente para tentar ganhar prévias do partido

SÃO PAULO, BELO HORIZONTE e RIO. Presidente do PMDB de São Paulo, o ex-governador Orestes Quércia montou ontem uma frente de apoio à pré-candidatura à Presidência do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e contrária à pré-candidatura do ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Cerca de 20% dos 22 mil peemedebistas que votarão nas prévias em março vivem em São Paulo, maior colégio eleitoral do partido.

Quércia acusou Garotinho de usar seu nome indevidamente para tentar ganhar as prévias. Ele contou a cerca de 400 partidários que Garotinho tem instalado até faixas de apoio a uma eventual pré-candidatura de Quércia ao governo de São Paulo, para confundir o partido:

¿ Eu nunca apoiei Garotinho. Quem tem condições de unificar nosso partido é o nosso candidato, Rigotto.

O governador gaúcho disse que só se afastará do cargo no fim do mês, mas viajará em campanha nos fins de semana. Os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira, e de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, também discursaram ontem no ato em defesa de Rigotto.

Jarbas considerou inviável uma eventual vitória de Garotinho na prévia peemedebista:

¿ Disparado, quem tem compromisso com o PMDB é Rigotto, não Garotinho.

Rigotto afirmou que as tentativas dos governistas do PMDB de integrar a chapa de Lula estão descartadas, ainda que o presidente do STF, Nelson Jobim, seja convidado para vice:

¿ Jobim, para ser candidato, terá que disputar as prévias.

O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), participou da festa de apoio a Rigotto. Ele disse que não tem candidato, mas está em defesa de uma candidatura própria para o partido, e que os ministros do PMDB devem deixar o governo ao fim das prévias:

¿ Quem ficar, será malvisto. Temer também criticou o presidente Lula por tentar atrair peemedebistas para uma aliança.

¿ Ele querer o apoio do PMDB é legítimo. Ilegítimo é ele atrair nossas lideranças, procurando governadores, mesmo sabendo que o PMDB já decidiu que terá candidatura própria.

Rigotto seguiu depois para um encontro com peemedebistas em Belo Horizonte. Ele chegou ao Aeroporto da Pampulha junto com o presidente Lula. Os dois ministros do PMDB, Hélio Costa (Comunicações) e Saraiva Felipe (Saúde), se mostraram indiferentes à campanha do companheiro de partido.

Garotinho diz que recebeu apoio de líderes paulistas

Concorrente de Rigotto nas prévias, o presidente do PMDB do Rio, Anthony Garotinho, acusou ontem o governo de estar tentando comprar o partido. Ele disse que o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, seria o responsável pelo que chamou de assédio aos governadores do PMDB:

-¿ Isso é antiético. Está nos jornais que foram liberados R$48 milhões pelo governo Lula para Pernambuco. As bases interpretam isso como uma tentativa de comprar o partido.

O ex-governador afirmou que recebeu apoio de líderes paulistas do partido e que continuará fazendo campanha pelo ex-governador Orestes Quércia ao governo paulista.

COLABORARAM Sueli Cotta e Maiá Menezes