Título: DENGUE: PREFEITURA TEME CHEGADA DE NOVO VÍRUS
Autor: Gustavo Goulart
Fonte: O Globo, 04/02/2006, Rio, p. 11

Cariocas que foram ao Fórum Social Mundial, na Venezuela, podem ter sido infectados e deflagrar nova epidemia

A ida de milhares de brasileiros, entre eles muitos cariocas, ao Fórum Social Mundial, que teve uma de suas etapas este ano realizada em Caracas, na Venezuela, pode contribuir para o avanço dos casos de dengue no país e no Rio, que já vive um surto da doença. Isto porque o vírus do tipo 4, que só foi até agora detectado em Roraima, circula há alguns anos na Venezuela, e pode ter infectado os participantes do evento no exterior. Meri Baran, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria municipal de Saúde, admite a possibilidade de haver uma epidemia do vírus tipo 4 no Rio, caso cariocas tenham sido infectados na Venezuela.

¿ Existe realmente uma preocupação. Mas o vírus ainda não chegou ao Rio, somente em Roraima, onde não se propagou. O que se sabe é que é difícil de vir a se tornar um vírus epidêmico, embora haja essa possibilidade ¿ explicou Meri Baran.

Ela frisa que não se pode impedir as pessoas de viajarem:

¿ Às vezes a pessoa pode estar infectada e não parecer. Como se vai saber? Somente aguardando. O vírus pode vir até dentro de um caixote. Somos impotentes. Vamos aguardar mais uma vez essa ameaça de o tipo 4 entrar no país.

Ministério da Saúde também teme surto da doença

Para se ter uma idéia da quantidade brasileiros que participaram do fórum, do total de 2.200 atividades agendadas, a maior concentração foi brasileira, com um total de 500 inserções na pauta de debates. Em segundo lugar veio a própria Venezuela, com 400 inserções.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, admitiu que o risco existe e que a preocupação é que o vírus chegue ao Rio.

¿ O tipo 4 é o menos agressivo, mas pode ocasionar surto. Todo mundo é suscetível ao tipo 4. A maneira de prevenir é a mesma. Impedir viagens é impossível. Mas sabemos que quase não está havendo transmissão na Venezuela ¿ disse Barbosa.

Professor de Infectologia da UFRJ, Edmilson Migowski concorda:

¿ Houve alguma preocupação com as pessoas que foram ao fórum? Se entrar um novo tipo de vírus pode haver uma epidemia.

Rio já registra um caso de dengue por hora

Os casos de notificações de dengue de janeiro até ontem já superaram os números de todo o ano passado, quando foram registradas 871 vítimas. Até ontem, a prefeitura já havia notificado 922 casos, 5,8% a mais do que em 2005. Isso significa mais de um caso por hora, 27 por dia.

Segundo a prefeitura, o bairro com o mais notificações foi Jacarepaguá, sendo que Curicica ficou com o maior número: 128.

A 24ª Região Administrativa, que inclui Barra e outros sete bairros, apresentou o maior número de notificações. Foram 193 ao todo. Vargem Pequena ficou com 103 casos notificados.