Título: A PROPAGANDA É A ALMA DO BIOCOMBUSTÍVEL
Autor: Monica Tavares e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 04/02/2006, Economia, p. 21

Lula cria kit com amostra de plantas para mostrar a visitantes

BRASÍLIA. Bem-humorado durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou ontem que a defesa que faz do biocombustível vai além dos discursos. Ele apresentou um kit biodiesel que tem em seu gabinete no Planalto para mostrar aos visitantes estrangeiros a diversidade da produção brasileira, e afirmou carregar uma foto da mamona na mala em suas viagens internacionais.

¿ Tem que ficar mostrando a folha, o cacho, ela (a mamona) verde, madura, para as pessoas saberem o que é ¿ disse Lula, provocando risos.

O kit é, na verdade, um carrinho de madeira com mais de 20 vidros com sementes de mamona e outras plantas usadas para a produção do óleo vegetal, como soja, babaçu, dendê, nabo forrageiro e pinhão manso, além dos óleos derivados desses produtos, principalmente o biocombustível de mamona.

¿ Esse kit fica do lado da minha mesa. Não tem um visitante estrangeiro que eu não tente explicar para ele o que é o biodiesel ¿ disse Lula.

Momentos depois, no gabinete de Lula, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), em audiência, mostrou que também não conhece a mamona. Requião colocou na boca um punhado de sementes da planta, sem saber que são tóxicas.

¿ Isso é mamona, pô! ¿ alertou Lula.

Requião, então, se virou para o lado e cuspiu as sementes. Na saída, o governador brincou e disse que queria testar se a mamona era comestível ou se servia apenas como combustível.(C.J. e M.T.)