Título: PETROBRAS COMPRA REFINARIA NOS EUA
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 04/02/2006, Economia, p. 25

Unidade custou US$370 milhões e vai processar petróleo pesado

A Petrobras anunciou ontem a compra de sua primeira refinaria de petróleo nos Estados Unidos. O Conselho de Administração da companhia aprovou a aquisição de 50% do capital da refinaria Pasadena Refining System Inc. (PRSI), antiga Crown Refinery, que é localizada no Texas, por US$ 370 milhões.

A compra dessa participação vinha sendo negociada há alguns meses com a Astra Oil Trading. O objetivo da Petrobras com a negociação é aumentar o valor agregado de suas exportações de petróleo pesado. A idéia da estatal é, em vez de exportar o petróleo cru ¿ que tem menor cotação no mercado por ser do tipo pesado ¿ levá-lo para os Estados Unidos e produzir os derivados naquele país. Esses produtos, de maiores cotações do que o petróleo cru, serão vendidos no próprio mercado americano.

A refinaria americana tem capacidade atualmente para processar cem mil barris de petróleo por dia. A unidade está, segundo a Petrobras, passando por um processo de modernização para atender aos novos padrões ambientais fixados para a gasolina pela americana Environmental Protection Agency (EPA).

Com a entrada da Petrobras na gestão da companhia, os seus controladores pretendem adaptar a unidade para processar o petróleo pesado produzido aqui. A refinaria passará a ter uma capacidade para processar 70 mil barris por dia de petróleo pesado.

www.oglobo.com.br/petroleo