Título: GOVERNO ESPANHOL APROVA A AQUISIÇÃO DA ENDESA
Autor: Da Bloomberg News
Fonte: O Globo, 04/02/2006, Economia, p. 25
Para assumir controle da empresa de energia, Gas Natural terá de vender ativos a rivais
MADRI. A Gas Natural SDG S.A., a maior fornecedora espanhola de gás, conquistou aprovação do governo da Espanha para assumir o controle da Endesa S.A., na maior oferta hostil (não solicitada) já apresentada em âmbito mundial por uma empresa de serviços públicos. A autorização do governo espanhol é condicionada à venda, pela Gas Natural, de mais ativos às suas concorrentes do que os anteriormente propostos.
O Conselho de Ministros aprovou a oferta de 22,4 bilhões de euros (US$27 bilhões) em ações e dinheiro, com restrições destinadas a proteger a livre concorrência, informou ontem a vice-primeira-ministra, Maria Teresa Fernández de la Vega.
¿ Essas são as condições que a Gas Natural esperava ¿ disse Javier Angulo, diretor de vendas de ações espanholas do banco BPI S.A. ¿ O preço de oferta terá agora de ser melhorado.
Essa operação pode ter conseqüências no Brasil. Aqui, a Gas Natural é dona das distribuidoras de gás CEG e da CEG-Rio, ambas no Estado do Rio, enquanto a Endesa controla a distribuidora de energia fluminense Ampla.
As ações da Endesa foram negociadas a uma cotação 16% superior ao preço embutido na oferta da Gas Natural, num sinal de que os investidores prevêem uma quantia maior para permitir que a Gas Natural cresça antes que as autoridades reguladoras dos serviços públicos europeus abram os mercados a uma maior concorrência, medida prevista para o ano que vem. As aquisições de centrais de serviços públicos anunciadas no ano passado quase dobraram, para US$235 bilhões, em relação ao nível observado em 2004.
¿ Se a Gas Natural quer ganhar a maioria da Endesa, não tem outra opção a não ser melhorar sua oferta ¿ disse Julián García de Pablo, analista do banco Morgan Stanley. ¿ Os investidores têm a última palavra.
As ações da Gas Natural, cujo valor de mercado é metade do da Endesa, subiram ontem 1,9%, para 24,80 euros, em Madri. As da Endesa tiveram alta de 0,7%, passando a ser negociadas a 24,89 euros.
¿ O governo queria um participante grande, nacional, embora isso vá reduzir a concorrência na Espanha ¿ disse Monica Reino, co-gestora de 2,5 bilhões de euros no Banco Sabadell S.A., de Madri. ¿ O resultado deverá ser uma central de serviços públicos muito sólida.
Endesa vai ao Supremo questionar aprovação
A Espanha impôs 20 condições para aprovar o negócio, pelo qual a Gas Natural pretende incorporar cerca de 11 milhões de consumidores espanhóis de energia elétrica. A decisão, porém, contrariou a recomendação de sua própria agência antimonopólio.
A Endesa vai contestar a aprovação perante o Supremo Tribunal da Espanha, segundo informou em comunicado. A Gas Natural saudou a aprovação e disse que o Conselho Administrativo da empresa vai se reunir na semana que vem para estudar as condições da aquisição.