Título: O QUE FIZERAM AS EMPRESAS
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 06/02/2006, Informáticaetc, p. 2

Pesquisas e blogs estão na mira da censura chinesa

Microsoft: tirou do ar o popular blog de Zhao Jing ¿ que trabalha como pesquisador do escritório do ¿New York Times¿ em Pequim ¿ porque o blogueiro comentava sobre uma greve de jornalistas no jornal ¿Beijing News¿ depois da demissão de um editor de estilo mais independente. A MSN Spaces, o hospedeiro dos blogs, já tirou outros blogs do ar a pedido do governo chinês.

Google: lançou sua ferramenta de buscas na China com filtros que censuram palavras e expressões como democracia, direitos humanos ou temas mais específicos, como independência do Tibete ou de Taiwan ou massacre da Praça da Paz Celestial.

Yahoo!: ajudou a polícia chinesa a encontrar a conta particular de email de um jornalista chinês que acabou sendo preso por ¿revelar segredos de Estado a outros países¿. Também usa filtros na versão chinesa de sua ferramenta de buscas.

Cisco: sua infra-estrutura de hardware e programas ajudam o governo chinês a evitar o acesso de sites estrangeiros dentro do território chinês e a rastrear rapidamente usuários dentro do país.