Título: Ações conjuntas com a Receita vão se estender a outras regiões
Autor:
Fonte: O Globo, 06/02/2006, Rio, p. 9

Divisão de Repressão ao Contrabando espera aumentar apreensões

A Operação Ceriá é a primeira de uma série de ações conjuntas que o Ibama pretende realizar no Estado do Rio, de acordo com o gerente-executivo do órgão, Rogério Rocco.

¿ Juntamos os efetivos de diversos órgãos para multiplicar os resultados. É uma forma de aumentar a eficiência na fiscalização sem precisar de um reforço de contingente ¿ diz Rocco.

Para a Receita Federal, o apoio à operação do Ibama é como uma ação à parte. Segundo o auditor fiscal Wilson de Araújo, ao mesmo tempo em que auxilia no combate ao crime ambiental, a Divisão de Repressão ao Contrabando da Receita apreende veículos importados em situação irregular, mercadorias contrabandeadas e cargas com irregularidades fiscais.

¿ A maior expectativa de resultado está na fiscalização na Via Dutra. A primeira operação servirá de ensaio para as próximas ¿ comenta o auditor fiscal.

Esteira com Raios X para flagrar artigos ilegais

A Receita Federal está usando dois caminhões e uma esteira, equipados com Raios X, para descobrir compartimentos secretos em veículos, onde cargas proibidas podem ser transportadas. A Receita tem cinco equipamentos semelhantes operando no país, comprados há cerca de um ano. É a terceira operação que a Receita realiza com esses caminhões. Já foram apreendidos brinquedos, bebidas, equipamentos eletrônicos e de informática e tecidos, entre outros itens.