Título: IRÃ: RUMSFELD NÃO DESCARTA ALTERNATIVA MILITAR
Autor:
Fonte: O Globo, 06/02/2006, O Mundo, p. 19

Posição dos EUA em relação ao programa nuclear de Teerã vai além da estratégia diplomática, segundo secretário da Defesa americano

BERLIM. O secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, considerou que todas as alternativas, inclusive a militar, estão abertas em relação à questão do programa nuclear iraniano. Ele fez a afirmação em entrevista ao jornal alemão ¿Handelsblatt¿, endurecendo a posição dos Estados Unidos, já que nos últimos dias Washington defendeu uma estratégia diplomática para tratar do problema. Rumsfeld respondeu à decisão de Teerã de suspender as inspeções das Nações Unidas em suas instalações nucleares e de reiniciar o enriquecimento de urânio.

¿Todas as opções, inclusive a militar, estão sobre a mesa¿, disse Rumsfeld ao ¿Handelsblatt¿. O secretário assinalou também que considera o Irã ¿o principal patrocinador de organizações terroristas, como o Hezbollah e o Hamas¿ ¿ este último vencedor das recentes eleições legislativas palestinas.

No fim de semana, ao participar de uma conferência sobre segurança em Munique, na Alemanha, o ministro da Defesa dos EUA disse:

¿ Qualquer governo que diga que Israel não tem direito de existir está revelando a sua possível conduta no futuro.

Resposta a sanções seria petróleo mais caro

Sábado, em Viena, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou, por 27 votos a favor, três contra e cinco abstenções, uma resolução para levar ao Conselho de Segurança da ONU as suspeitas de que o Irã estaria desenvolvendo armas nucleares. Teerã assegura que precisa de tecnologia nuclear apenas para a geração de energia.

Um dia após a deliberação da AIEA, o Irã se mostrou desafiador. E advertiu que quaisquer sanções contra o país ligadas ao programa nuclear elevariam os preços do petróleo além dos níveis que as economias industrializadas podem suportar.

De acordo com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nada poderá deter a busca de seu país por know-how atômico.

¿ Nossos inimigos não podem fazer coisa alguma. Nós não necessitamos de vocês. Mas vocês dependem da nação iraniana ¿ disse ontem o presidente do quarto maior exportador de petróleo do mundo.

E acrescentou:

¿ Satisfaçam a si mesmos com as resoluções que queiram (referindo-se à AIEA), vocês não podem impedir a vontade do povo iraniano.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, disse que seu país interrompeu as medidas voluntárias que empreendia nos últimos três anos.

¿ Nós não temos mais qualquer compromisso com o Protocolo Adicional (o Irã assinou o Protocolo Adicional ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear em 2003, permitindo desse modo inspeções em suas instalações atômicas) ¿ disse Mottaki. ¿ Nós tínhamos duas claras opções. Uma seria abandonar nosso direito à energia nuclear e a outra, preservar esse direito. Decidimos pela resistência ¿ acrescentou.

Apesar de o Irã ter reagido à resolução da AIEA, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Hamid Reza Asefi, disse que continuam abertas as portas para conversações sobre o seu programa nuclear. Segundo ele, a proposta russa de cooperação com Teerã para enriquecimento de urânio na própria Rússia terá apenas de ser adaptada à nova situação. Estariam confirmados contatos com a Rússia no próximo dia 16.

O presidente Ahmadinejad recebeu ontem o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Perez Roque, de quem recebeu uma mensagem do presidente Fidel Castro.