Título: DATAFOLHA: ELEITORES DO PSDB PREFEREM SERRA
Autor: Luiza Damé, Jailton e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 07/02/2006, O País, p. 3

`A eleição vai começar depois da convenção¿, reage Geraldo Alckmin

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Pesquisa Datafolha indicando o prefeito de São Paulo, José Serra, com 60% de preferência entre os simpatizantes do PSDB, contra 37% para o governador Geraldo Alckmin, esquentou a discussão sobre a escolha do candidato tucano à Presidência. O resultado foi divulgado ontem, dias depois de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dizer que o prefeito será candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva ¿se o povo quiser¿.

Em meio ao dilema sobre se deve ou não sair da prefeitura, deixando-a para o PFL do vice Gilberto Kassab, Serra procura desviar o foco de sua candidatura enquanto não tem o apoio irrestrito do partido em todo o país. Segundo enquete realizada pelo GLOBO, não é o preferido pelo PSDB na Câmara e no Senado: Alckmin sai na frente, com 33 votos contra 22 para o prefeito.

Enquanto isso, o governador de São Paulo minimiza os efeitos da pesquisa favorável a Serra.

¿ A próxima eleição vai começar quando tiver candidato. Isso é foto da última eleição, fotografia do passado. Se fosse se basear em pesquisa, o Paulo Maluf seria o governador de São Paulo, porque ele tinha, não em fevereiro, em julho, 43%. E todos nós, somados, 40%. A futura eleição vai começar depois da convenção.

Segundo o Datafolha, José Serra é o único candidato com chances de derrotar o presidente Lula em eventual segundo turno, com placar de 49% a 41%. No confronto com Geraldo Alckmin, Lula melhora seu desempenho e tem vitória mais facilitada: 48% a 39%.

O Datafolha quis saber os critérios utilizados pelos eleitores para escolher um candidato à Presidência. O mais importante, para 59% dos entrevistados, é proposta de governo. Outros 31% apontaram o perfil do candidato. Dos entrevistados, 68% disseram ainda preferir um presidente que seja ¿totalmente honesto, ainda que faça menos¿. Já 27% afirmaram preferir um presidente ¿que faça muita coisa, mesmo que roube um pouco¿.

A subida da popularidade de Lula registrada pelo Datafolha não assustou tucanos e seus aliados do PFL. Para eles, o resultado é fruto da superexposição de Lula em suas viagens pelo país. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) diz que Lula está em campanha:

¿ É o único candidato em campanha. Mesmo assim, o candidato da oposição continua vencendo.

O governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, foi mais cauteloso:

¿ Mesmo no momento mais agudo da crise, nunca achei que fosse uma eleição fácil.

O líder da minoria no Senado, o pefelista José Jorge (PE), ressaltou que o crescimento mais expressivo de Lula foi junto aos mais pobres e disse que esse quadro deve mudar quando a campanha começar.