Título: CAPACIDADE RECONHECIDA
Autor: Jailton de Carvalho e Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 07/02/2006, O País, p. 5

Indicado atua na área de direitos humanos

SÃO PAULO. Enrique Lewandowski é chefe do Departamento de Direito do Estado da USP, além de professor titular. É também o presidente da Comissão de Publicação da ¿Revista da Faculdade de Direito¿ da USP, criada em 1893 e a mais antiga da América Latina.

Há três meses, foi indicado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, cuja aposentadoria abriu a vaga que poderá ocupar no STF, para ajudar a montar uma coletânea jurídica em homenagem a Ives Gandra Martins. Lewandowski também é amigo do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Eles já atuaram juntos na Ordem dos Advogados do Brasil.

Dono de uma história acadêmica de 30 anos, firmada na USP e na Justiça paulista, onde atua há 15 anos, Lewandowski é reconhecido por suas contribuições na área dos direitos humanos, inclusive com teses acadêmicas e vários livros publicados. A OAB-SP, que elogiou a indicação, destacou entre as decisões de maior impacto de Lewandowski a indenização para Josélia Josino, viúva de Mario Josino, assassinado pelo policial Otávio Gambra, o Rambo, na Favela Naval. O estado foi condenado a pagar 1.500 salários-mínimos em 1997. (Soraya Aggege)