Título: `DAQUI A POUCO LULA VAI DIZER QUE DESCOBRIU O BRASIL¿
Autor: Helena Chagas e Tereza Cruvinel
Fonte: O Globo, 08/02/2006, O País, p. 3

Serra mantém silêncio sobre sua possível candidatura, mas reforça críticas ao presidente

SÃO PAULO. Embora evite falar de sua pré-candidatura à Presidência, o prefeito José Serra não abandona as críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em tom de ironia, ao falar sobre questões referentes à auto-suficiência do país em petróleo, Serra disse que só falta ao presidente dizer que foi ele quem descobriu o Brasil, em vez do navegador Pedro Álvares Cabral.

¿ Ele (Lula) é que está descobrindo o biocombustível, que na verdade começou no governo Geisel, com o Pró-álcool. O que o (George W.) Bush estava falando lá nos Estados Unidos era do etanol, que é um programa antigo que atravessou o governo Geisel, os governos Figueiredo, Sarney, Collor, Itamar, FH e de repente ele (Lula) se apresenta como autor, misturando Bush com mamona. Daqui a pouco ele vai dizer que descobriu o Brasil ¿ disse ele, emendando:

¿ Está claro que o grande avanço na questão do petróleo ocorreu no governo dele e agora eles (petistas) se apresentam como os verdadeiros redentores do petróleo nessa área. É o estilo marketing, em vez de governar.

Ainda ontem, Serra disse que irá discutir hoje nos Estados Unidos com dirigentes do Banco Mundial (Bird) uma proposta apresentada por ele para que grandes cidades recebam recursos dessa instituição financeira, sem que haja necessidade de aval do governo federal. Serra viajou ontem à noite para Washington, onde participa ainda de uma reunião entre prefeitos de vários grandes centros urbanos do mundo. O vice-prefeito Gilberto Kassab (PFL), que pode assumir o cargo caso Serra se desincompatibilize para disputar a Presidência da República, acompanhará o prefeito na viagem a Washington.

¿ Nessa reunião vamos discutir a proposta de haver um financiamento direto às grandes cidades do mundo sem aval dos governos nacionais. E isso (a proposta) está progredindo tanto no âmbito do Banco Mundial quanto no do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ¿ disse Serra, durante um seminário sobre o projeto Mãe Paulistana.

Para o prefeito, é interessante que o Banco Mundial tenha uma relação direta com as cidades, para que projetos municipais tenham mais flexibilidade.

¿ Hoje fica tudo amarrado às decisões de governos nacionais, enquanto grandes cidades, às vezes poderosas, têm subsistemas de naturezas social e econômicas próprias. E é importante que o banco possa ter uma relação direta, até para aperfeiçoar os programas ¿ disse o prefeito.