Título: `SOU O PAI E A MÃE DO BOLSA FAMÍLIA¿, DIZ ACM
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 08/02/2006, O País, p. 5

FH atribuiu paternidade ao senador

BRASÍLIA. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso jogou mais lenha na fogueira das vaidades. Em entrevista ao ¿Roda Viva¿, atribuiu ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) a paternidade do Bolsa Escola, programa de renda mínima que deu origem ao Bolsa Família, criado no governo Lula. A afirmação não agradou aos petistas, mas deixou Antonio Carlos rindo à toa. Provocativo, o senador repetiu ontem a declaração de Fernando Henrique quando o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), citava, no plenário, os números do Bolsa Família no plenário.

¿ O Bolsa Família é meu. Eu criei o Bolsa Família ¿ interrompeu Antonio Carlos.

O crédito foi dado ao senador baiano porque ele presidiu comissão do Congresso que debateu medidas de combate à pobreza e criou um fundo, a partir de parcela da CPMF (o imposto do cheque), que bancou os recursos para o Bolsa Escola e para projetos de saúde e saneamento.

¿ Fiquei muito contente. Fui o único citado. Sou pai e mãe. Se não fosse o fundo da pobreza, nada disso estaria acontecendo ¿ comemorou Antonio Carlos.

Durante anos os tucanos tentaram tirar do PT a paternidade do Bolsa Escola. Argumentavam que o programa foi lançado pelo então prefeito de Campinas José Roberto Magalhães Teixeira, o Grama. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disputa o título. Ele implementou o programa quando governou o Distrito Federal (1995-1999), mas admite que a participação de ACM foi decisiva na obtenção de recursos. E citou também a ministra Marina Silva (Meio Ambiente), que foi relatora da comissão mista.

¿ Ficaria muito incomodado se tentassem tirar de mim essa paternidade ¿ disse Cristovam.