Título: MERCADANTE E VIRGÍLIO TRAVAM GUERRA ELEITORAL
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 08/02/2006, O País, p. 5

Tucano insistiu em reafirmar os casos de corrupção e petista apresentou números positivos do governo Lula

BRASÍLIA. A guerra pré-eleitoral travada por PT e PSDB teve ontem novo round, desta vez, não nos tribunais, mas no plenário do Senado. O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), deu início às provocações, apresentando um requerimento de informações sobre irregularidades ao Ministério do Trabalho e Emprego, onde foram demitidos dez funcionários, inclusive o secretário-executivo, por suspeita de corrupção.

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP) reagiu e foi para a tribuna. Citou a última pesquisa Datafolha, que revela uma recuperação dos índices de popularidade de do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Listou uma série de indicadores econômicos e sociais, e desafiou a oposição a comparar os dados de três anos do governo Lula com os oito anos de Fernando Henrique.

¿ Vamos comparar o que fez Fernando Henrique e o que fez Lula de concreto para a vida da população em todas as áreas ¿ disse Mercadante.

Arthur Virgílio replicou:

¿ Não se discute aqui saúde, educação e economia porque nunca se roubou tanto neste país.

Bate-boca entre líderes toma conta do plenário

Quando Mercadante lembrou que Fernando Henrique tem hoje um terço das intenções de voto de Lula, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) interrompeu com um grito, do meio do plenário:

¿ Serra (José Serra, prefeito de São Paulo) derrotará Lula no primeiro e segundo turnos.

Mercadante e Virgílio continuaram com o bate-boca:

¿ Um governo Alckmin ou um governo Serra, em qualquer política pública deste país, significa dizer que os oito anos de Fernando Henrique voltarão ¿ insistiu Mercadante.

¿ A reeleição de Lula significaria a volta de José Dirceu, Delúbio Soares e Silvio ¿Land Rover¿ Pereira ¿ rebateu Arthur Virgílio.

Em outra frente de ataque, líderes petistas reagiram à afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que o presidente Lula não abriu espaço para dialogar com o PSDB depois da transição entre os dois governos, em 2002. Em entrevista de segunda-feira à noite ao programa ¿Roda Viva¿, da TV Cultura, o ex-presidente disse que tinha a expectativa de que Lula chamaria o PSDB para governar.

Para Berzoini, PSDB afastou possibilidade de diálogo

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou que desde o início do governo Lula o PSDB se colocou no papel de oposição, afastando qualquer possibilidade de aproximação com o Palácio do Planalto.

¿ O PSDB foi para a oposição logo após a eleição. Não houve qualquer iniciativa do PSDB ao longo do governo Lula que permitisse esse diálogo. Além disso, o programa dos dois partidos é diferente ¿ disse Berzoini, citando a política econômica e o programa de privatizações.

Para Mercadante, não houve disposição para o diálogo nem durante o governo tucano.

¿ Nos oito anos de Fernando Henrique não houve diálogo com a oposição. O diálogo é sempre bem-vindo e o presidente Lula está aberto para dialogar com as forças responsáveis, mas a forma como Fernando Henrique entrou no debate não é de quem quer diálogo. De um ex-presidente se espera ponderação, equilíbrio, mas ele cometeu uma grande injustiça na generalização ¿ disse Mercadante, referindo-se à declaração de Fernando Henrique à revista ¿IstoÉ¿ desta semana, de que ¿a ética do PT é roubar¿.

Com ministros e assessores, Lula analisou ontem a entrevista do ex-presidente. A avaliação é que Fernando Henrique recuou um pouco nas acusações, mas que, com o discurso agressivo, ¿está se rebaixando e não tendo postura de ex-presidente¿.

A mais recente preocupação do presidente é evitar o clima de ¿salto alto ou otimismo exagerado¿ diante do crescimento de sua candidatura nas pesquisas de opinião.

O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, foi irônico ao comentar a entrevista de Fernando Henrique.

¿ Só vi um pedaço e achei a cara dele muito ruim ¿ disse Jaques Wagner, ao deixar a cerimônia que lançou um pacote para a habitação e a construção civil.

¿ A turma (do PSDB) está meio nervosa ¿ completou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Para Berzoini, ao atacar o PT e o governo Lula, Fernando Henrique mostra que está incomodado com o resultado do mandato de Lula.

¿ Ele tem uma vontade imensa de aparecer, mas, quando vê em quase quatro anos de governo resultados mais eficazes do que em seus oito anos, sente-se incomodado. A vaidade o provoca ¿ disse Berzoini.