Título: PT ALUGOU CARRO USADO POR POLETO
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 08/02/2006, O País, p. 8

Empresário diz à CPI que veículo foi alugado para a campanha

BRASÍLIA. Foi alugado pela direção nacional do PT o carro blindado que transportou de Campinas para São Paulo as três caixas de uísque que supostamente continham dólares vindos de Cuba para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. A informação foi dada ontem à CPI dos Bingos por Roberto Carlos Kurzweil, dono da locadora proprietária do veículo.

Ele apresentou cópias das notas fiscais emitidas em nome do partido e disse que este e outros dois carros foram alugados para a campanha eleitoral. O pagamento não consta da prestação de contas do PT ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) naquele ano. O PT reconheceu ter alugado carros na locadora em 2002, mas não informou se foram usados na campanha ou em atividades partidárias. O partido fará um levantamento de despesas.

Embora tenha dito não ter certeza, Kurzweil contou ter informações de que os carros blindados foram usados por Lula, José Dirceu e Antonio Palocci. A conta paga pelo PT foi de pelo menos R$264 mil ¿ pagos, segundo o empresário, com cheques. Um dos três contratos foi assinado pelo então presidente do PT José Dirceu.

Kurzweil disse saber que os carros foram alugados para a campanha porque recebeu, meses depois, uma consulta da Justiça Eleitoral sobre os serviços prestados. O TSE checava a prestação de contas dos candidatos. Ele disse desconhecer que um dos veículos tenha sido usado para transportar dinheiro de Cuba.

¿ Não sei o que faziam com os carros ¿ disse Kurzweil.

A CPI deve realizar amanhã em Campinas e em São Paulo uma reconstituição do trajeto feito pelo economista Vladimir Poleto, que trouxe as caixas de uísque em um avião vindo de Brasília e depois as transportou de carro entre as duas cidades paulistas. Os técnicos da CPI serão guiados pelo motorista Éder Eustáquio Macedo, que dirigiu o carro.

Em ofício encaminhado anteontem à CPI, o empresário José Roberto Colnaghi, dono do avião que transportou as caixas, desmentiu Palocci ao reafirmar que ele pegou carona em sua aeronave no trajeto Brasília-Ribeirão Preto-Brasília, quando já era ministro. À CPI, Palocci disse que o avião foi alugado pelo PT porque se tratava de uma viagem de caráter partidário. A CPI poderá votar requerimento pedindo novas explicações a Palocci sobre a locação do avião.

Também prestaram depoimento os empresários de jogos Messias Antônio Ribeiro Neto e Carlos Roberto Martins, os primeiros do ramo a serem ouvidos pela CPI. Ambos negaram envolvimento em irregularidades.