Título: DENGUE: NÚMERO DE CASOS SUPERA OS DE 2005
Autor:
Fonte: O Globo, 08/02/2006, Rio, p. 14

Jacarepaguá e Barra lideram ranking, mas bairros da Zona Sul já têm 24 notificações, sendo 10 em Copacabana

Este ano vai ser bem pior do que aquele que passou, pelo menos no que depender do Aedes aegypti: o número de casos de dengue registrado nos primeiros 37 dias de 2006 já supera o total do ano inteiro de 2005. Segundo dados da Secretaria municipal de Saúde, em janeiro e fevereiro (até o dia 7) foram feitas 1.146 notificações. Em todo 2005, foram 968 ocorrências. Além de estar avançando com mais rapidez neste verão, a doença também tem, desta vez, uma característica que está intrigando epidemiologistas: está praticamente restrita a duas regiões ¿ Jacarepaguá (que engloba Curicica, Praça Seca, Taquara, entre outras áreas), com 772 casos; e Barra (Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio e Barra), com 222.

¿ Este ano a situação é inusitada porque há surtos em duas regiões, que concentram quase 90% dos casos ¿ diz o epidemiologista Roberto Medronho, do Núcleo de Saúde Coletiva da UFRJ, que acredita que os dois locais possam ter mais casos por conta de suas características. ¿ As áreas têm ocupação recente e desordenada, e muitos terrenos baldios que acumulam água de chuva e favorecem o surgimento de criadouros.

Para tentar mudar a situação, a Secretaria de Saúde vai fazer um Dia D de combate à dengue na Praça Seca, no próximo sábado. O objetivo é conscientizar a população e recolher vasilhames, pneus e tudo o mais que contribuir para o surgimento de focos. Os 750 bombeiros cedidos pelo estado também tentam apagar o incêndio:

¿ A força-tarefa entrou para debelar os focos existentes, mas já existiam mosquitos voando. Vamos intensificar o uso de fumacê ¿ disse o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, que não enfrenta surtos em outros municípios do estado, que têm no máximo oito casos da doença ( Niterói).

Embora as ações de combate estejam concentradas em Jacarepaguá e Barra, quem mora fora das áreas mais afetadas não deve se descuidar. O número de casos de dengue tem aumentado em todos os bairros. Na Zona Sul, onde haviam sido registrados cinco casos até duas semanas, já há 24 notificações, sendo dez em Copacabana.

¿ Há aumento na Zona Sul, em Santa Cruz e Bangu, mas não é expressivo ¿diz Meri Baran, superintendente de Vigilância em Saúde do município.