Título: LULA ESTÁ ABSTÊMIO HÁ 40 DIAS, REVELA FURLAN
Autor: Maria Lima e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 09/02/2006, O PAÍS, p. 8

Presidente, animado com a dieta, só bebe refrigerante dietético. Aerolula recebeu novo armário de R$30 mil

ARGEL e BRASÍLIA. Animado com a dieta à base de proteínas que já lhe fez perder 12 quilos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu mão de um de seus prazeres confessos, a cachacinha. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, integrante da comitiva presidencial à África, revelou ontem que Lula não bebe há 40 dias. O gosto do presidente já lhe rendeu dor de cabeça quando quase cassou o visto do jornalista americano Larry Rother, que, em uma reportagem para o ¿The New York Times¿, noticiou que esse hábito causava preocupação nacional. Relatos de ministros e auxiliares que estão na comitiva dão conta de que Lula está surpreendentemente bem-humorado nos últimos dois meses. Furlan contou que, durante a viagem, Lula passou o tempo exaltando a dieta e seu excelente preparo físico. No vôo de Brasília para Argel, o presidente se reuniu com os ministros na cabine do avião e todos tiveram que acompanhá-lo tomando refrigerante, segundo Furlan. ¿ Como o presidente está abstêmio há 40 dias, acompanhamos com Coca-Cola light. A única coisa boa é que tem aquele sorvetinho no final ¿ brincou Furlan.

Aerolula ganha novo armário para louças

O porta-voz da Presidência, André Singer, confirmou que Lula está com ótimo humor há pelo menos dois meses ¿ justamente quando começou a dieta, inclusive de bebidas alcoólicas. As refeições a bordo do Aerolula, segundo o Ministério da Aeronáutica, ganharam o apoio de um armário especial para colocar copos e louças, semelhante àqueles colocados nos aviões comerciais. O armário, que tem o nome técnico de Galley, custou R$30 mil.

Líder tucano quer saber custos de reforma em avião

O Palácio do Planalto e o Comando da Aeronáutica negaram, no entanto, a existência de um bar no avião presidencial, como foi noticiado no jornal ¿O Estado de S. Paulo¿. Segundo o brigadeiro Telles Ribeiro, chefe da Comunicação Social da Aeronáutica, ¿o avião não recebeu um bar na cabine do presidente e nada foi alterado na cabine do presidente¿. A Aeronáutica informou que em dezembro foi reformado um armário de madeira existente numa área que fica fora da cabine privativa do presidente Lula, quando foram feitos ¿ajustes funcionais¿ no interior do avião. Essa mudança no armário, informou, foi feita para melhor acomodar copos e louças usados no momento das refeições, facilitando o trabalho da equipe de bordo. Por meio de nota ao GLOBO, o brigadeiro Ribeiro informou que o avião realizou em 2005 ¿manutenção programada e prevista em contrato e que foram feitos ajustes para o atendimento de requisitos de funcionalidade do avião¿. O brigadeiro disse ainda que ¿não houve nenhuma reforma interna ou alteração da decoração do avião¿, mas confirmou que o armário foi reformado para dar mais funcionalidade ao trabalho da tripulação. A Aeronáutica não informou o custo total dessas reformas. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), pediu ontem informações ao Ministério da Defesa. O senador quer saber o custo da reforma, as justificativas para os gastos e se realmente foi construído ou não um bar no avião.