Título: DUAS ESCOLAS DO RIO TIRAM 1º LUGAR NO ENEM
Autor: Guilherme Freitas
Fonte: O Globo, 10/02/2006, RIO, p. 14

Colégio da Fiocruz é o melhor entre as instituições públicas e o São Bento lidera na rede particular de ensino

Dois colégios do Rio - um público e um particular - ficaram em primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio, cujas notas foram divulgadas pela primeira vez desde a criação do Enem. Foram avaliadas escolas públicas e particulares de 27 capitais brasileiras. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, ficou em primeiro lugar no ranking das instituições públicas, com 79,02 pontos (numa escala de zero a cem). E o centenário Colégio São Bento, pela terceira vez desde 2002, apareceu em primeiro entre as particulares, com 81,9. Os resultados estão no site www.inep.gov.br/basica/enem/desempenho/desempenho.php. O exame foi realizado a 25 de setembro passado.

Rede estadual de ensino fica em quarto lugar na avaliação

Cerca de 2,2 milhões de estudantes fizeram a prova. Segundo as notas divulgadas pelo Ministério da Educação, os alunos da rede estadual fluminense obtiveram média de 46,213 nas provas objetivas e de redação. Foi o quarto melhor desempenho nas redes estaduais de todo o Brasil, embora alguns colégios não demonstrem a qualidade do ensino médio do Rio. A maioria das escolas ficou abaixo da média. Entre as 271 escolas avaliadas da rede estadual, apenas duas tiveram nota superior a 5. - Já estamos acostumados aos elogios, mas não fazemos marketing pessoal. Viramos uma excelência acadêmica. E ficamos, de fato, com aqueles alunos que se adequam ao que o colégio oferece. Temos os melhores educadores - orgulha-se dom Tadeu de Albuquerque Lopes, reitor do colégio, inaugurado há 148 anos e mantido pelo Mosteiro de São Bento. André Malhão, diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, diz que seus alunos são "preparados para o mundo": - Estou comemorando por termos nos aproximando das instituições privadas. É a vitória de um projeto que começou em 1985. Além da formação técnica, os alunos têm aulas de teatro, artes plásticas, filosofia, geografia e informática, entre outras. Um dos alunos da escola, Fabrício Alvares Gabriel, de 18 anos, disse ter conseguido 80 pontos na prova: - Foi fruto do trabalho na instituição, bem diferente do sistema educacional vigente. A pesquisa, segundo o Inep, pode ser útil para se saber o desempenho dos alunos de um determinado colégio ou de todas as unidades escolares de um município, por exemplo. A pesquisa pode ser feita por escola, por município, por localização (rural ou urbana) ou modalidade de ensino (regular, profissionalizante e de jovens e adultos). O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, diz, no entanto, que os dados não devem ser a principal referência de avaliação: - O que se tem é uma média do desempenho dos alunos, cujo conhecimento depende da qualidade da escola em que estuda.

http://oglobo.globo.com/online/educacao/

Conheça as escolas

PARTICULARES

1º Colégio São Bento: 81,9

2º Colégio Santo Agostinho (unidade Leblon): 81,66 / (unidade Barra: 78,24)

3º Colégio PH: 80,33 (unidade Tijuca) / (unidade Botafogo: 77,6, unidade Barra: 76,38)

4º Colégio Cruzeiro: 76,67

5º Escola Parque: 75,68

6º Colégio São Vicente de Paulo: 75,63

7º Colégio Franco Brasileiro: 75,55

8º Colégio Santo Inácio: 74,36

9º Colégio Teresiano: 74,17

10º Escola Suíço Brasileira: 73,68

PÚBLICAS

1º Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: 79,02

2º Cap-UFRJ: 77,79

3º Cap-Uerj: 73,99

4º Cefet Celso Suckow da Fonseca: 72,28

5º Colégio Pedro II (Humaitá): 70,98 ; unidade Centro: 70,49, unidade São Cristóvão: 63,77, unidade Engenho Novo: 62,42, unidade Tijuca: 62,4

6º Colégio Militar: 69,68

7º Cefet-Q: 69,15

8º Fundação Osório: 60,22

9º ETE Ferreira Viana: 58,34

10º IE do Rio de Janeiro: 57,94

PIOR PARTICULAR

Escola Rene: 33,09 (com correção)

PIOR PÚBLICA

EEES Escola Duque de Caxias (estadual): 27,39 (com correção)

A lista considera a média corrigida, ou seja, a nota média da escola caso todos os alunos matriculados nos anos finais do Ensino Médio tivessem realizado o Enem. Desta forma, os colégios que têm muitos estudantes fazendo o exame e outros com baixa participação são igualados estatisticamente. Segundo o Inep, quando maior é este número, a posição relativa da escola tende a cair, já que os melhores alunos tendem a participar mais do Enem.

Legenda da foto: A ESCOLA POLITÉCNICA de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz: melhor colégio público de ensino médio