Título: Lobista se dispõe a depor sobre lista de Furnas
Autor: Jailton de Carvalho, Adriana V. e Alan Gripp
Fonte: O Globo, 14/02/2006, O PAÍS, p. 5

CRISE POLÍTICA: OPOSIÇÃO TENTA EVITAR A CONVOCAÇÃO E AMEAÇA LEVAR O MINISTRO DA JUSTIÇA À CPI DOS BINGOS

Nilton Monteiro afirma que aceita até acareação na CPI dos Correios com o ex-diretor da estatal Dimas Toledo

BRASÍLIA. O lobista Nilton Monteiro está disposto a fazer novas revelações sobre o engenheiro Dimas Toledo e o suposto caixa dois criado a partir de Furnas para financiar políticos do PSDB e PFL, entre outros partidos. Ele disse que quer ser chamado para depor na CPI dos Correios e aceita até mesmo se submeter a uma acareação com Toledo. Foi Monteiro que entregou à Polícia Federal cópia autenticada da lista de políticos da oposição que teriam recebido doações desse esquema. Monteiro promete falar sobre tráfico de influência, fraude em licitações e transações suspeitas com corretoras e outras irregularidades envolvendo Dimas Toledo, que foi diretor de Planejamento em Furnas. - Quero ir à CPI e falar tudo. Se quiserem, vou para uma acareação (com Toledo) - disse Monteiro, depois de mais um depoimento prestado ao Ministério Público, em Minas Gerais.

Para Tasso, Bastos precisa explicar as investigações

Monteiro disse que alguns políticos alvos de suas denúncias e setores da imprensa tentam desacreditar suas acusações. Mas afirmou que pretende comprovar as denúncias apresentadas à Polícia Federal e ao Ministério Público. A oposição rejeita a idéia de marcar logo o depoimento de Monteiro na CPI dos Correios, defendida pelo PT. O requerimento de convocação já foi aprovado há meses. Se os petistas insistirem neste depoimento, PFL e PSDB anunciaram ontem que vão aprovar o requerimento de convocação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. - Se decidirem antecipar o depoimento de um pseudo-chantagista, a convocação do ministro da Justiça será inevitável. E podem estar certos de que vamos encaminhar o requerimento no foro onde tivermos maioria. Não vamos votar para perder - avisou o líder do PFL no Senado, Agripino Maia (RN), referindo-se à CPI dos Bingos. O presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), apoiou a convocação de Bastos: - O ministro tem de esclarecer o que a Polícia Federal está investigando. Como essa lista inclui nomes de parlamentares, o processo teria de ser remetido ao Supremo Tribunal Federal. Caso contrário, trata-se de uma investigação ilegal .

Ministro afirma que não pode "avançar o sinal"

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), discorda: - Não acho que seja necessário agora, mas não descarto convocar depois. Fazer isso agora é guerra - disse Serraglio. O ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, afirmou ontem em São Paulo que irá à CPI dos Bingos com prazer, mas que nada tem a dizer sobre a lista de Furnas. - Vou com muita honra à CPI. Mas é claro que não posso avançar o sinal. Não posso antecipar nenhuma conclusão da Polícia - disse Bastos.