Título: ALDO PRESTA CONTAS E DEFENDE IMAGEM DO LEGISLATIVO
Autor: Luiza Damé e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 15/02/2006, O PAÍS, p. 4

Renan aguarda decisão do STF para promulgar emenda da verticalização

BRASÍLIA. Ao final de uma das mais criticadas convocações extraordinárias do Congresso, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), prestará contas hoje em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. Em quatro minutos e meio, gravados ontem de manhã, Aldo destacará a aprovação da emenda constitucional que reduziu o recesso parlamentar de 90 dias para 55 dias e o projeto que acabou com o pagamento de salários extras na convocação.

"A Câmara é insubstituível", diz Aldo Rebelo

Aldo defenderá a imagem do Legislativo e a importância do seu papel na democracia. - A Câmara, com todos os defeitos e qualidades, é insubstituível na construção da democracia. Na Câmara discutimos e tratamos os grandes problemas do povo brasileiro. É por isso que levamos algum tempo para aprovar projetos. Mas é assim mesmo. Aqui se constrói o consenso depois de todos cederem um pouco - dirá Aldo no televisão. O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), aproveitou o último dia da convocação para promulgar as emendas constitucionais aprovadas no período, com exceção da proposta que acaba com a regra da verticalização, que determinava que as alianças partidárias estaduais repetissem a coligação nacional, que é questionada no Supremo Tribunal Federal. - Vamos deixar a poeira assentar - justificou Renan, admitindo que tenta evitar um confronto com o Judiciário. Caberá ao STF decidir se a mudança na regra eleitoral poderá ser aplicada nas eleições deste ano, tendo em vista que alteração foi aprovada menos de um ano antes da disputa.

Para Renan, Congresso trabalhou duro

Mesmo sem a promulgação dessa emenda e a despeito da polêmica suscitada pelo pagamento dos extras, Renan e Aldo disseram que o saldo dos trabalhos é positivo. - Com humildade, aceitamos as críticas. Mas o Congresso trabalhou duro neste período. E essa emenda que acaba com os pagamentos extras e reduz o período de recesso parlamentar coloca um ponto final em uma polêmica que vinha se arrastando há anos, arranhando a imagem do Legislativo - salientou Renan.