Título: OS CUIDADOS A TOMAR NA HORA DE CONTRATAR
Autor: Vagner Ricardo
Fonte: O Globo, 15/02/2006, ECONOMIA, p. 24

OAB: Os especialistas recomendam que os clientes procurem a entidade de classe para verificar se existem processos éticos contra os advogados antes de contratá-los. No caso dos clientes que foram lesados, a alternativa é procurar a Ouvidoria da OAB no estado para receber as orientações. É possível também apresentar um protocolo ao Conselho de Ética da OAB para abertura de processo disciplinar.

PROCURAÇÃO: O documento precisa delimitar o raio de ação dos advogados. O ideal é que o documento defina que a representação do advogado deve ficar restrita a audiências judiciais ou ações de natureza administrativa. Mas o cliente nunca deve autorizar que o advogado receba a indenização em seu nome.

AÇÕES: As pessoas lesadas podem processar seus advogados. Tanto por não prestarem contas ou por cobrarem honorários a mais, quanto nos casos em que houve falhas profissionais gritantes.

ACOMPANHAMENTO: O cliente deve acompanhar de perto o processo. Pela internet é possível saber, passo a passo, a tramitação da ação. Há muitos casos em que o cliente perde a ação porque os prazos judiciais não foram respeitados.