Título: PESQUISAS DE TUCANOS DÃO SERRA COMO FAVORITO
Autor: Gerson Camarotti e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 16/02/2006, O PAÍS, p. 8

Na disputa com Geraldo Alckmin, prefeito levaria vantagem ao enfrentar o presidente Lula na eleição de outubro

BRASÍLIA. Pesquisas internas que estão sendo feitas pelo PSDB há algumas semanas indicam que até o momento o prefeito de São Paulo, José Serra, continua sendo o candidato tucano com maiores chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma nova rodada dessa série de pesquisas deve ser concluída até sexta-feira e servirá de base para a escolha do PSDB, dividido entre Serra e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ontem, a direção do PSDB ouviu uma avaliação do cientista político Antonio Lavareda, do instituto de consultoria MCI. Ele detectou que as pesquisas mais recentes também confirmavam uma recuperação da popularidade do presidente Lula. Segundo relatos de parlamentares, Lavareda explicou ainda que essa tendência se devia à intensificação da propaganda oficial do governo federal e à exposição de Lula. Ele também citou ações recentes do governo que ganharam destaque na imprensa, além do distanciamento das denúncias de corrupção envolvendo o PT e integrantes do Executivo que fizeram despencar a popularidade do governo Lula em 2005. Participaram do encontro com Lavareda, o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o líder da bancada, senador Arthur Virgílio (AM), e o secretário-geral do partido, deputado Eduardo Paes (RJ).

Líderes discutem papel de FH na disputa interna

Nos bastidores, líderes tucanos atribuem ainda a um outro fator o crescimento de Lula: o chamado efeito bumerangue dos ataques do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A avaliação interna é de que há um esgotamento da imagem de Fernando Henrique no eleitorado e que por isso o seu ataque ao presidente Lula surtiu efeito contrário ao esperado. Por isso mesmo, já há quem defenda uma atuação mais discreta do ex-presidente. - O ex-presidente Fernando Henrique terá a missão de aparar as arestas resultantes da escolha do candidato tucano. Esse é o maior dilema do partido - defende o ex-líder do PSDB, deputado Custódio Mattos (MG). A avaliação de parte da cúpula tucana é a de que Fernando Henrique teria se excedido nos ataques e, por ser um dos principais líderes do partido, estaria aparecendo como contraponto a Lula e não o candidato do PSDB, que ainda não foi definido. Embora ninguém ouse fazer qualquer recomendação direta ao ex-presidente para que ele mude o tom, há quem defenda a necessidade de se desvincular o futuro candidato da imagem de Fernando Henrique.

Tarde de boatosno plenário do Congresso

O partido deve aguardar até meados de março para tomar uma decisão entre Serra e Alckmin. Mas nos últimos dias, o prefeito Serra tem demonstrado impaciência com ações mais fortes do governador Alckmin. Segundo aliados de Serra, a ofensiva o tem constrangido muito. Ontem à tarde, no Congresso, durante a sessão de abertura do ano legislativo correu o boato de que o prefeito José Serra poderia anunciar ainda ontem sua desistência da disputa. O que foi imediatamente negado por Tasso e Aécio - dois dos responsáveis pela condução do processo de escolha do presidenciável tucano. Alguns serristas chegaram a dizer que se tratava de contra-informação dos adversários - internos e externos.