Título: Indústria planeja novo recorde e calcula vender 10,9 milhões de TVs
Autor: Mirelle de França e Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 19/02/2006, ECONOMIA, p. 34

NA MIRA DO HEXA: QUEDA NOS PREÇOS TAMBÉM AJUDA A IMPULSIONAR AS VENDAS

Para quem quiser assistir aos jogos ao vivo, ainda há pacotes disponíveis

RIO e SÃO PAULO.O advogado Álvaro Oliveira não quer perder nem um lance dos jogos do Brasil. Pensando nisso, ele comprou não só um, mas dois aparelhos de TV, a grande estrela de vendas nesse período pré-Copa do Mundo. A queda recente dos preços destes produtos, segundo ele, ajudou. No total, foram quase R$10 mil investidos numa TV de plasma e em outra, de cristal líquido. ¿ A Copa do Mundo estimula a compra de eletrodomésticos, principalmente aparelhos de televisão. E o preço caiu ¿ afirmou. O advogado comprou as TVs na loja Synch, em Ipanema, que está vendendo aparelhos de plasma LG ou Philips de 42 polegadas por R$7.990 à vista. De acordo com Eduardo Barroca, sócio da empresa, os preços estão caindo desde dezembro passado. No Natal, o modelo da marca LG custava R$8.990, 12,5% a mais.

Patrocinadora quer crescer acima da média do mercado

Vitaminados pela Copa do Mundo, os fabricantes de TV trabalham com a estimativa de vender 10,9 milhões de aparelhos neste ano, novo recorde histórico, com aumento de 12% sobre 2005. Sozinha, a Copa deve responder por até cinco pontos percentuais de aumento na produção. A Philips, patrocinadora oficial da Copa da Alemanha, quer crescer ainda mais do que a média do mercado. Segundo o vice-presidente da Divisão de Eletrônicos de Consumo da empresa, José Fuentes, o crescimento do faturamento deverá chegar a marca de 20%. ¿ A Copa produz uma inversão na sazonalidade do mercado, cujo ponto alto de vendas passa a ser o primeiro semestre ¿ afirmou o executivo da empresa. Para fazer frente aos pedidos, no fim do ano passado a Philips ampliou sua linha de montagem na Zona Franca de Manaus e passou a produzir aqui itens mais sofisticados que até então eram importados. Isso exigiu a contratação de mais 300 funcionários, e os planos são empregar outros 250 até o fim deste mês. Pelo mesmo caminho seguiram a LG, que contratou cerca de 200 pessoas desde o início do ano, a CCE (mais 130 empregados) e a Panasonic (que abriu 85 novos postos de trabalho). E para quem quiser ver a Copa ao vivo (e tiver dinheiro no bolso), ainda há lugar. A Planeta Brasil, agência oficial do evento no país, já vendeu 2.920 pacotes para viajantes brasileiros e a Top Service (braço da empresa que vende pacotes corporativos), comercializou outros 3.500, o equivalente a 6.420 passageiros. O preço é salgado, varia de 4.363 a 13.700 (acomodação, transporte e café da manhã), além de US$1.580 de passagem, mais os ingressos (que custam de 35 a 600. ¿ Começamos as vendas em março do ano passado e a procura é sempre boa. Há vários tipos de pacotes, desde os que incluem apenas os três jogos da primeira fase do Brasil, até os que oferecem sete jogos, caso a seleção chegue à final da competição ¿ explicou Antônio Reis, responsável pela venda dos pacotes da Copa na Planeta Brasil.