Título: Para criar novos viajantes
Autor: Eliane Oliveira e Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 02/03/2006, O País, p. 9

BRASÍLIA. O Ministério do Turismo lançará em julho o programa Vai Brasil, que reúne medidas para estimular viagens durante a baixa estação. O programa destina-se às famílias de menor poder aquisitivo, como as classes C e D. O ministério pretende criar um calendário especial para os períodos de baixa ocupação, com oferta de pacotes mais baratos. Será oferecida uma relação de operadoras e agências de turismo, cidades e suas atrações. As empresas de aviação também reservarão assentos com tarifas mais baratas.

A coordenadora do programa, Paulo Sanches, explicou que haverá pelo menos um pacote por estado. O objetivo do Vai Brasil é reduzir os efeitos da sazonalidade nas economias de cidades praianas, históricas, de montanhas e estâncias hidrominerais, que sofrem na baixa temporada. E também estender o hábito do turismo às camadas mais desfavorecidas.

- O grande objetivo é gerar emprego e renda, além de fazer o mercado investir e dar a chance de viajar a quem hoje não tem - disse Paula Sanches.