Título: Em busca de um novo mandato
Autor: Sérgio Ramalho
Fonte: O Globo, 05/03/2006, Rio, p. 16

Ex-secretário de Segurança, o coronel da PM Josias Quintal (PSB) encabeça a lista dos policiais que vão brigar para garantir a reeleição à Câmara Federal. Na bancada da reeleição também disputam os votos dos eleitores os deputados estaduais Paulo Ramos (PDT) e Jairo Souza Santos (PSC), ambos oficiais da Polícia Militar.

Com o crescimento do número de policiais candidatos, a disputa pela manutenção dos cargos será acirrada. Afinal, todos têm como base eletoral integrantes das polícias Civil e Militar. A pulverização dos votos pode acabar minando a criação de uma bancada da segurança.

O alerta é do sociólogo Ignácio Cano. Professor da Uerj e integrante do Laboratório de Análise da Violência, Cano ressalta que a principal bandeiras dos policiais candidatos é a categoria.

¿ São candidatos corporativos, que representam suas classes. O crescimento do número desses candidatos pode acabar dividindo o voto da categoria ¿ afirma o sociólogo.

Para Ignácio Cano não há dúvidas de que o aumento das candidaturas de policiais a cargos eletivos é proporcional à gravidade da situação na área de segurança.

¿ Esses policiais ganham projeção na mídia em decorrência da insegurança ¿ acredita o sociólogo.

Por essa ótica, como explicar o voto em policiais num momento de tamanha sensação de insegurança da população? Para o pré-candidato e chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins, o eleitor identifica no bom policial uma maneira de mudar a política.

O sociólogo Michel Misse analisa de forma diferente. Na sua opinião, a exposição permanente desses policiais pode se refletir no aumento da bancada da segurança. Ele avalia o fenômeno de forma positiva por intensificar o debate sobre o assunto.