Título: ALCKMIN: SERRA TERÁ MEU APOIO
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 06/03/2006, O PAÍS, p. 3

Promessa reduz o temor de racha tucano se prefeito de São Paulo sair candidato

Oovernador Geraldo Alckmin ainda mantém sua campanha de pré-candidato a presidente do PSDB. Mas afirmou ontem que, se o partido optar por José Serra, o prefeito de São Paulo terá seu apoio. A declaração foi interpretada por políticos tucanos como um aceno que fortalece a candidatura de Serra. Os aliados do prefeito no partido temiam que Alckmin, se derrotado na disputa partidária, não entrasse na na campanha de Serra. Um aval do governador tem peso: sua gestão tem, segundo as pesquisas, mais de 65% de aprovação dos eleitores. ¿ Serra terá nosso integral apoio ¿ afirmou Alckmin ontem, em Limeira, onde esteve para lançar a pedra fundamental de um campus da Universidade de Campinas (Unicamp) na cidade. Após o evento em Limeira, que contou com a presença do ex-ministro do Trabalho Walter Barelli e da deputada paulista Zulaiê Cobra, o governador parou para tomar café em um mercado da cidade, onde se encontrou com políticos locais e policiais civis e militares. ¿ Ser vice é um aprendizado. Você aprende a humildade, a não ficar no centro. A não dar cotovelada em ninguém ¿ disse o governador sobre o período em que foi vice do ex-governador Mário Covas, morto em março de 2001. Perguntado se esse aprendizado estava sendo usado agora na disputa com José Serra, o governador, que se encontrou anteontem com o prefeito num evento oficial em um terminal de metrô em São Paulo, admitiu: ¿ Sim, sempre é.

Indefinição ajuda Lula, diz governador

O governador creditou o crescimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas à ausência do nome do candidato tucano. ¿ Não temos ainda candidato. Nem os outros partidos. Então, hoje, você não tem intenção de voto, tem nível de conhecimento do candidato. A campanha vai começar, mesmo, quando mudar o horário da novela, lá em agosto¿ disse o governador, referindo-se ao início do horário eleitoral. Para Alckmin, o crescimento de Lula com a indecisão do PSDB pode ser revertido. ¿ Ainda temos tempo, a gente se recupera¿ afirmou. No lançamento do campus da Unicamp, Alckmin criticou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula à revista ¿Economist¿, de que não havia pressa para retomar o crescimento econômico do país: ¿ Tem gente que não tem pressa. O país tem pressa, sim. Nosso tempo é o da mudança. E não é mudança para meia-dúzia ¿ afirmou o governador, no palanque, sob brados do público, que o chamava de presidente.

Aliados esperam escolha no dia 15

A avaliação de aliados de governador é que a decisão do PSDB sobre quem será o candidato será tomada até 15 de março. Alckmin disse que continua sua saga pelos estados brasileiros e que não tem nenhum encontro marcado com o triunvirato que deve decidir entre ele e Serra. O triunvirato é composto pelo presidente do partido, o senador Tasso Jereissati (CE), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador mineiro Aécio Neves. ¿ Temos até o dia 31 para isso, mas acredito que o nome será anunciado antes ¿ afirmou. Ele também descarta as prévias. ¿ Estou 100% zen, estresse baixo. Cumpri todas as etapas dentro do partido, conversei com a direção, com governadores, deputados, prefeitos e vereadores ¿ disse.