Título: LULA PEDE A INGLESES QUE REDESCUBRAM O PAÍS
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2006, O País, p. 8

LONDRES. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem mais atenção e investimento da Grã-Bretanha no Brasil, dizendo que o país hoje ¿não brinca com economia¿. Num discurso para uma platéia de empresários, em seminário em Londres, Lula se queixou que o Reino Unido, depois de ter tido um papel extraordinário no crescimento do país no final do século 19, com a construção de ferrovias e infra-estrutura, esqueceu do país e da América Latina. Os investimentos britânicos representam apenas 0,2% dos investimentos estrangeiros no Brasil, segundo o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

¿ Parece que depois da década de 1930 ou 1940 a Grã-Bretanha começou a olhar para outro lado. E a América Latina, América do Sul e o Brasil, foram ficando cada vez mais distantes, embora a largura do Oceano Atlântico fosse a mesma ¿ disse o presidente, de improviso.

Lula fez um apelo para que os britânicos voltem a prestar atenção no país. Mas admitiu que isso vai depender da seriedade do governo brasileiro.

¿ O empresário brasileiro e o governo brasileiro estão preparados para retomar com muito mais força do que em qualquer outro momento da sua história as relações com o Reino Unido.

O presidente e seus ministros pareciam ter decorado o mesmo discurso. O Brasil nunca reuniu condições tão favoráveis para os investidores como hoje, disse Lula. Furlan e o ministro Antonio Palocci repetiram o refrão e insistiram no mesmo ponto: o Brasil vai crescer.

¿ O Brasil está ingressando em um novo ciclo de vigoroso desenvolvimento econômico e social. Esse processo veio para ficar ¿ garantiu o presidente.

¿ Nunca o Brasil reuniu condições tão favoráveis para crescer ¿ disse Furlan.

¿Está sobrando dólar no Brasil¿

Gary Campkin, o representante da Confederação das Indústrias Britânicas no debate, disse que o Brasil vai receber ¿significativos investimentos¿ nos próximos meses, mas não citou exemplos. Lula listou as conquistas econômicas de seu governo: criação de 3,7 milhões de empregos nos últimos três anos, inflação baixa (sem menção aos juros altos), redução da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto, recuperação das reservas, superávit na conta corrente. Tranqüilizou a platéia em relação às eleições, dizendo que o país ¿tem solidez internacional que permite encarar com tranqüilidade¿ o ano eleitoral.

Guido Mantega, presidente do BNDES, disse que esta será a primeira eleição presidencial sem corrida ao dólar:

¿ Está sobrando dólar no Brasil.

Empolgado, Lula fez um discurso de improviso:

¿ Todos vocês que acompanham a economia brasileira sabem que o nosso governo tomou a decisão de não brincar com a economia ¿ disse.

O príncipe Andrew, o quarto na linha de sucessão da rainha Elizabeth II, num discurso de boas-vindas a Lula, citou China e Índia como ¿candidatos óbvios¿ a atingir o patamar dos industrializados. Mas disse que logo depois virão Brasil, Coréia do Sul e México. Lula fez uma referência a esse trecho do discurso do príncipe Andrew, e garantiu:

¿ Depois de três anos e três meses de governo, já não precisamos fazer discurso de promessa. Nossa filosofia é que não existe mágica. Existe seriedade, compromisso, acordos, palavras, atitudes ¿ disse.