Título: GOVERNO DIVERGE SOBRE USINA NUCLEAR
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2006, O País, p. 8

LONDRES. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciou ontem que o governo prepara um plano para construir sete usinas nucleares nos próximos 15 anos. Cada usina, segundo Rezende, vai custar alguns bilhões de dólares. A idéia é aprovar o plano até julho. O ministro insistiu que o investimento é necessário para diversificar a matriz energética do país, sobretudo depois do apagão de 2001, e da alta do preço do petróleo.

-- Eu sei que é polêmico, mas a gente tem que lidar com questões polêmicas ¿ avisou.

A primeira polêmica já estourou em Londres, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em visita oficial, acompanhado de seis ministros. Pouco depois das declarações de Rezende à imprensa, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, dizendo que falava como cidadão, detonou o plano, ao dizer que usinas hidroelétricas são mais baratas, ambientalmente mais limpas e seguras do que usinas nucleares. Palocci foi categórico:

¿ Não há absolutamente um plano fechado sobre isso ¿ disse.

Segundo Rezende, o plano nuclear está pronto. Começou a ser discutido no ano passado, já passou pelo crivo dos técnicos da comissão nuclear, e nas próximas semanas vai para a Câmara de Política Energética, que é integrada por vários ministros.

Energia nuclear representa hoje menos de 2% do total de energia produzida no país. A idéia é chegar a 5%, finalizando primeiro a construção de Angra 3 e construindo uma usina ¿a cada dois ou três anos"¿. Duas usinas seriam no Nordeste, já que a fonte do Rio São Francisco está esgotada. O ministro fez uma defesa veemente da opção nuclear que, segundo ele, não impediria o governo de continuar investindo em outras fontes, como hidroelétricas, etanol.

Ministro diz que usinas hoje são mais seguras

Ele disse que, depois da série de acidentes no passado, usinas nucleares são hoje seguras, e não poluem tanto quanto termoelétricas ¿ um fato importante diante da perspectiva de aquecimento do Planeta. Além disso, segundo Rezende, a construção de usina nuclear é um investimento alto, mas é comparável ao investimento em algumas hidroelétricas. Ele lembrou que está mais difícil conseguir licença ambiental para construir hidroelétricas.

¿ Quando houve o apagão em 2001, as duas usinas nucleares foram importantes para segurar um pouco. Hoje existem no mundo entre 30 a 50 usinas nucleares em construção. Ou seja, o mundo está retomando a construção de usinas nucleares ¿ disse.

Mas Palocci derrubou os três argumentos:

¿ Mais seguro, não me parece. O Brasil tem energia hidroelétrica com vantagem comparativa. Acho que a alternativa de recursos hídricos é muito mais justificada. No caso do Brasil é uma opção ambientalmente equilibrada e barata.

¿ Num ano de menos chuva, o Brasil pode se ver em dificuldades, como em 2001.