Título: ALENCAR AGORA DECIDE COMBATER 'OVERBOOKING'
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2006, O País, p. 9

BRASÍLIA. Dois dias depois de defender publicamente o comandante do Exército, general Francisco de Albuquerque, que deu uma ¿carteirada¿ para fazer um avião da TAM voltar para buscá-lo, o presidente da República em exercício e ministro da Defesa, José Alencar, determinou ontem que sejam estudadas medidas contra as companhias que praticarem ¿overbooking¿, vendendo mais bilhetes do que a capacidade da aeronave.

Segundo um integrante do governo, o próprio Alencar levantou o assunto ontem, ao se reuniu com o Conselho de Administração da Infraero. O governo, segundo a autoridade, estuda propostas como impor multa pesada às empresas. A avaliação é que o ¿overbooking¿ tem ocorrido com muita freqüência.

O governo não admite, no entanto, que a questão esteja relacionada com o incidente envolvendo o comandante do Exército, que recorreu ao Departamento de Aviação Civil (DAC) para garantir duas vagas num avião que taxiava no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Nesse vôo, a comissária de bordo anunciou o ¿overbooking¿. O caso do general é alvo de sindicância no DAC.

Ontem, Albuquerque negou que tenha usado o cargo para embarcar. À Rádio CBN, ele afirmou não saber que o avião já estava em procedimento de decolagem quando foi obrigado a voltar ao terminal de passageiros para que ele e a mulher, Maria Antonina, embarcassem para Brasília no lugar de dois passageiros que deixaram o avião. O general responsabilizou a TAM pelo procedimento.

¿ Eu desconhecia que o avião teria saído da posição, deslocando-se para decolar. Não houve atitude autoritária determinando que a aeronave fosse parada e que de maneira forçada eu deveria embarcar. Não é o meu comportamento, nem o comportamento de um militar ¿ argumentou.