Título: A praga que incomoda Serra
Autor: Adriana V., Gerson Camarotti e Adauri A. Barbosa
Fonte: O Globo, 09/03/2006, O País, p. 10

SÃO PAULO. Não é só a insistência do governador Geraldo Alckmin em manter sua candidatura à Presidência que tem tirado o sono do prefeito José Serra. O prefeito está irritado com as nuvens de pernilongos que infestam a região de Pinheiros, onde mora.

¿ Pelo menos esse mosquito não é o que leva a dengue. Leva a paciência da gente ¿ disse o prefeito, que quando ministro e na campanha de 2002 era perseguido pelos chamados mata-mosquitos.

Desde o fim do ano passado, uma onda de pernilongos domésticos Culex (diferentes do aedes aegypti, que transmite a dengue) se alastrou pelos bairros nobres próximos à marginal do Rio Pinheiros, como o Morumbi (onde mora Alckmin), Vila Nova Conceição, Vila Olímpia e Itaim Bibi.

A assessores, Serra tem reclamado mais do zumbido, que tira o sono, do que da coceira provocada pelas picadas dos insetos. Segundo ele, a responsabilidade pelo combate aos pernilongos é do governo estadual:

¿ Isso quem tem que ver é o governo do estado. O problema é o inseticida. Tem que trocar, mas os ambientalistas são contra o inseticida mais forte ¿ disse.

A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes contesta a informação, dizendo que governo e prefeitura têm responsabilidade pela praga. Serra voltou a se recusar a falar sobre a disputa com Alckmin ontem no lançamento do programa Mãe Paulistana, no hospital da Vila Nova Cachoeirinha.