Título: Ibope mostra desgaste do MST
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 09/03/2006, O País, p. 11

Pesquisa do Ibope divulgada anteontem pelo ¿Jornal da Globo¿ mostra que o Movimento dos Sem Terra pode ter a imagem ainda mais desgastada com a onda de invasões do 2006 Vermelho: para 56% dos entrevistados, as ações do MST têm mais resultados negativos do que positivos para a reforma agrária. Somente 32% acreditam que as invasões têm mais resultados positivos que negativos. Não sabem ou não opinaram 13%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 16 e 20 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa, encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ibope perguntou se o governo deve ou não usar a polícia para retirar integrantes do MST de propriedades rurais ocupadas. Para 53% dos entrevistados, a resposta é que deve, mas 41% deles disseram que a polícia não deve ser chamada. Disseram não saber ou não opinaram 6%.

Sobre o destino das famílias assentadas pelo governo, 26% dos entrevistados acham que elas permanecem nas terras, 9% afirmaram que elas vão embora e 57%, que as famílias acabam vendendo ou alugando as terras.

Para 31% dos entrevistados, o maior responsável pelos conflitos no campo é o governo federal; 16% responsabilizam o MST e 15% acham que a culpa é dos fazendeiros.