Título: Ipea prevê expansão de 3,4%
Autor: Deborah Berlinck e Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 09/03/2006, Economia, p. 22

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) optou por uma postura conservadora e manteve, este mês, a previsão feita em dezembro de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescerá 3,4% em 2006. Este resultado representaria expansão acima dos 2,3% de 2005, mas está abaixo das projeções do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e de instituições que projetam incremento de 4%. O Bradesco divulgou relatório ontem prevendo expansão de 3,8% no ano.

¿ Não descarto um crescimento de até 4%. Mas, com os dados disponíveis até o momento, o número estaria mais para 3,5% ¿ afirmou o coordenador do Grupo de Acompanhamento Conjuntural do Ipea, Fabio Giambiagi.

Segundo ele, o Ipea havia sido otimista em sua previsão sobre a formação bruta de capital fixo (investimentos para ampliar a produção), que deve crescer 5,8%, bem mais que em 2005 (1,6%). Por outro lado, o consumo privado teria expansão de 4,8% e, apesar da alta do real, as exportações continuariam sendo impulsionadas pelos preços internacionais, tanto de commodities quanto de produtos manufaturados. (Mariza Louven)