Título: DÓLAR E RISCO-PAÍS REGISTRAM NOVA ALTA
Autor: Deborah Berlinck e Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 09/03/2006, Economia, p. 22

Num dia de forte volatilidade, os mercados globais voltaram a sentir, pelo terceiro dia consecutivo, os efeitos dos temores dos investidores em relação a uma alta dos juros nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Isso tende a reduzir o fluxo de recursos para ativos de mercados emergentes, considerados de maior risco. O dólar subiu 0,78%, para R$2,186, após oscilar entre uma queda de 0,74% e uma alta de 1,15%.

O risco-Brasil, que indica a confiança dos investidores estrangeiros no país, subiu 2,60% ontem, para 237 pontos centesimais, após encostar em 242 pontos. Em apenas três dias, o dólar acumula valorização de 3,50% e o risco-Brasil avançou 8,22%. Já a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) chegou a cair mais de 2,5% durante o pregão, para fechar em queda de 0,36%, a 37.289 pontos. Nos últimos três dias, a queda acumulada foi de 4,97%.

O movimento foi semelhante nos principais mercados emergentes. O risco de países como Argentina, Equador e México subiu 1,93% (369 pontos), 1,20% (588) e 1,60% (125), respectivamente. As principais bolsas internacionais caíram fortemente durante o dia, mas reduziram as perdas próximo ao fim do pregão. A bolsa eletrônica Nasdaq ficou quase estável (-0,04%), a bolsa de Londres caiu 0,75% e o índice Nikkei, do Japão, recuou 0,62%.

Morgan Stanley recomenda venda de ações do Brasil

O banco de investimentos americano Morgan Stanley enviou recentemente relatório a clientes recomendando a venda de ações brasileiras. Em sua avaliação, após a forte alta dos últimos meses, ¿o retorno do investimento no Brasil é hoje menos interessante do que há dois meses. Os investidores devem continuar a embolsar lucros, embora a longo prazo o cenário seja ainda positivo¿.

No mercado de câmbio, o Banco Central (BC) não fez o tradicional leilão de swap cambial ¿ na prática, uma compra de dólares no mercado futuro ¿ mas adquiriu moeda à vista após um jejum de dois dias: comprou dólares a R$2,173.