Título: PALOCCI DIZ QUE DECISÃO SOBRE PADRÃO DE TV DIGITAL É EXCLUSIVA DE LULA
Autor: Deborah Belinck, Fernando Duarte, Cristiane Jungbl
Fonte: O Globo, 09/03/2006, Economia, p. 26

Ministro da Fazenda diz que governo ainda está em fase de avaliação

Mônica Tavares

LONDRES e BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse ontem que caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir qual padrão de televisão digital será adotado pelo Brasil, negando informações de que o governo já teria escolhido o modelo japonês.

¿ Estamos em fase da avaliação. Não há decisão ¿ afirmou Palocci, durante um seminário para investidores internacionais, em Londres.

Segundo ele, Lula anunciará algo amanhã: ou uma decisão final ou um adiamento, a julgar pelo fato de que o presidente, ontem, foi categórico ao comentar o assunto com repórteres, durante a visita oficial ao Reino Unido:

¿ Como é que posso ter decidido alguma coisa se estou em Londres ?

Outro sinal de que uma decisão ainda não teria sido tomada veio do ministro da Cultura, Gilberto Gil:

¿ Não fui informado, por isso acredito que isso ainda não tenha sido decidido.

Gil, porém, disse que a questão é muito mais profunda do que a escolha de um padrão. Segundo ele, o cerne das discussões deve ser o modelo cultural de TV digital a ser adotado pelo governo:

¿ O padrão digital oferece mais oportunidades democráticas de participação. É uma discussão que também envolve oportunidades para a indústria brasileira, em aspectos que incluem transferência de tecnologia.

Em Brasília, as informações eram contraditórias. Integrantes do governo evitaram garantir que já foi tomada a decisão sobre o padrão. Já a assessoria da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez questão de informar que ainda não havia qualquer escolha. Houve ainda argumentos de que as negociações comerciais não terminaram. Mas, antes de viajar, segundo esses mesmos técnicos, Lula praticamente bateu o martelo pelo modelo japonês, deixando apenas as discussões sobre o pacote de contrapartidas comerciais para serem concluídas.

O governo está estudando os aspectos técnicos e as propostas comerciais dos três padrões existentes: americano (ATSC), japonês (ISDB) e europeu (DVB). O jornal ¿Folha de S.Paulo¿ noticiou na sua edição de ontem que Lula havia decidido adotar o padrão japonês e que o anúncio seria feito amanhã.

Quanto a essa data, embora alguns técnicos e ministros admitam que o presidente Lula possa anunciar o padrão amanhã, outros argumentam que ele desembarcará de Londres amanhã em Recife, onde tem evento às 10h, e só estaria em Brasília à tarde, às vésperas de nova viagem, desta vez para o Chile. Ou seja, não haveria brecha para o anúncio. Porém, não está descartada a possibilidade de o anúncio ser feito nesta sexta por Dilma, que comandou as negociações, e pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que esteve com Dilma, disse que a ministra desmentiu a informação de que o padrão japonês foi escolhido.

(*) Enviada especial

(**) Correspondente