Título: AIEA ACIONA CONSELHO DE SEGURANÇA CONTRA IRÃ
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2006, O Mundo, p. 30

Teerã reage e afirma que pode causar `danos e dor¿ aos EUA. Países ocidentais já estudam possíveis sanções

VIENA. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) decidiu ontem, em Viena, enviar o relatório no qual afirma que não pôde confirmar que o programa nuclear do Irã é apenas pacífico para a análise do Conselho de Segurança da ONU. A medida provocou novas trocas de acusações e ameaças entre o governo iraniano e os Estados Unidos, que, ao lado de Reino Unido e França, já começam a estudar o teor de uma resolução contra Teerã, com a possível adoção de sanções.

Segundo o diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, o relatório da agência seria encaminhado para o Conselho ainda na noite de ontem ou hoje, e ele deveria começar a ser analisado semana que vem. ElBaradei fez um apelo para que todos os lados abaixassem o tom da retórica, mas suas palavras parecem não ter tido grande efeito.

¿ Os EUA podem ter o poder de causar danos e dor, mas também são suscetíveis a danos e dor. Desta forma, se os EUA desejam trilhar este caminho, vamos deixar a bola rolar ¿ disse Javad Vaeedi, subdiretor do Conselho Superior de Segurança Nacional do Irã, em Viena.

O representante do governo iraniano na reunião da AIEA não quis entrar em detalhes sobre o que seu país poderia fazer contra os EUA, mas insinuou que Teerã poderá usar a chamada ¿arma do petróleo¿ para prejudicar Washington. O Irã é o quarto maior produtor de petróleo do planeta.

¿ Não faremos isso agora. Mas, se a situação mudar, teremos de rever nossas políticas de petróleo ¿ disse Vaeedi.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, frisou a possibilidade de confronto:

¿ Se mantivermos uma firme resistência, eles serão derrotados e humilhados pela força de vontade da nação iraniana.

O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, afirmou que a comunidade internacional interferirá na crise de forma unida.

¿ Declarações e ações provocativas apenas isolam ainda mais o Irã do resto do mundo ¿ disse McClellan.

O secretário de Estado assistente dos EUA, Nicholas Burns, em depoimento no Congresso americano, alertou para o início de uma nova fase na crise.

¿ O Irã não cumpriu as condições da AIEA. Assim, começaremos uma nova fase da diplomacia: a ação do Conselho de Segurança da ONU

O chanceler da França, Philippe Douste-Blazy, disse lamentar ontem o fato de o Irã não ter ¿aceitado a mão estendida¿ do Ocidente para negociar uma saída para o tema nuclear.

¿ Continua igual a crise de confiança em relação ao Irã. A França assumirá suas responsabilidades no Conselho de Segurança ¿ disse Douste-Blazy.

Rússia alerta que sanções não seriam a melhor solução

Porém, declarações do ministro do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, indicam que o trio ocidental do Conselho de Segurança (EUA, Reino Unido e França) ainda terá de superar a resistência de russos e chineses.

¿ Todos devemos aspirar a uma solução que não ameace a capacidade da AIEA de continuar seu trabalho no Irã, enquanto assegura que não há perigo para o regime de não-proliferação nuclear. Acredito que sanções como um meio de resolução de crises não tenham conseguido seu objetivo na História recente ¿ disse Lavrov, que considerou a situação um déjà vu da crise com o Iraque antes da invasão de 2003.