Título: INGLATERRA RECEBE LULA COM AFAGOS NA IMPRENSA
Autor: Fernando Duarte/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 07/03/2006, O País, p. 10

'Financial Times' diz considerar a recuperação política de Lula um milagre tão grande quanto sua trajetória política

LONDRES e BRASÍLIA. Não é como em 2003, quando sua visita ao Reino Unido foi embalada pela então recente e histórica chegada de um candidato oriundo das classes populares ao poder da quarta maior democracia do mundo. Mas a crise política parece ter causado poucos danos à imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo menos junto a alguns dos principais órgãos de imprensa do país. Lula, que desembarcou no fim da noite de ontem em Londres, inicia hoje visita oficial de três dias sob afagos de jornais de diferentes vertentes políticas.

Semana passada, o presidente havia sido bastante elogiado pela revista "Economist". Ontem, três dos principais jornais britânicos ("Financial Times", "Independent" e "Times") publicaram reportagens ou editoriais anunciando a visita. Embora não tenham se furtado a mencionar os escândalos e os momentos difíceis vividos pelo presidente há bem pouco tempo, os jornais não hesitaram em dizer que o pior parece ter passado para Lula, e ainda elogiaram sua política econômica e social.

"Times" fala em fuga do populismo preguiçoso

O conservador "Times" publicou editorial em que classificou de louvável a recuperação de Lula num ambiente político tão volátil como o brasileiro. E aplaudiu o que chamou de sua fuga do populismo preguiçoso que, segundo o jornal, é marca registrada de dois outros líderes de esquerda na América do Sul, o venezuelano Hugo Chávez e o boliviano Evo Morales.

Já o "Independent", em reportagem intitulada "O menino do Brasil está de volta", menciona o recente regime de Lula e sua abstinência do álcool e, embora reclame do que chama de contradições na política em relação à Amazônia, considera que as mudança gerais implementadas pelo presidente são genuínas.

Ao mesmo tempo que voltou a ressaltar que os juros estão altos no Brasil e que o ritmo de crescimento econômico está abaixo de seu potencial, o "Financial Times" disse considerar a recuperação política de Lula um milagre tão grande quanto sua trajetória política.

Pelo menos por enquanto, o programa oficial de Lula começa e termina com a rainha Elizabeth II, que o receberá de manhã na sede do Regimento Real de Cavalaria e à noite lhe oferecerá um banquete.

A busca pelo apoio de Tony Blair

Lula viajou disposto a conquistar o apoio do primeiro-ministro Tony Blair para a causa dos países pobres. Ontem, em seu programa de rádio, afirmou que vai insistir na necessidade de redução dos subsídios agrícolas para beneficiar os países subdesenvolvidos de forma que daqui a 30 anos eles não estejam ainda mais pobres.

O presidente aproveitará o encontro com Blair, marcado para quinta-feira, para tratar do biodiesel. Para Lula, a Inglaterra pode fazer parceria com o Brasil nessa área. Lula também se reunirá com ministros, políticos e empresários britânicos.

* Correspondente

www.oglobo.com.br/pais