Título: ESCOLHA DE PADRÃO DE TV DIGITAL DEVE SER FEITA NA SEMANA QUE VEM
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 08/03/2006, Economia, p. 35

Brasil e Argentina, no entanto, podem optar por uma definição conjunta

BRASÍLIA. O governo trabalha com a possibilidade de escolher o padrão de TV digital que será implantado no Brasil na próxima semana, cumprindo o cronograma estabelecido no último decreto que tratou do prazo de conclusão dos trabalhos. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, quando ele volta de viagem à Inglaterra, todos os relatórios de estudo sobre TV digital realizados pelo governo. Foram analisados os três padrões tecnológicos - americano (ATSC), japonês (ISDB) e europeu (DVB) - e as contrapartidas comerciais por eles apresentadas.

- Concluímos nesta semana todas as conversações que tínhamos que ter com os três sistemas. Muito especial com os japoneses. Agora com os argentinos. Vamos reportar ao presidente da República, na sexta-feira, as análises e o presidente estará em condições de definir. E só ele pode tomar esta decisão - disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Argentinos ainda terão encontro com os japoneses

Ele e Dilma se reuniram ontem com o secretário de Comunicação do Ministério do Planejamento da Argentina, Guillerme Moreno. Há um entendimento entre os dois países de estudar a possibilidade de implantar o mesmo padrão de TV digital.

Hélio Costa contou que os dois países estão trabalhando juntos, mas têm independência para escolher o padrão de TV digital. Guillerme Moreno afirmou que na próxima semana os argentinos vão se reunir com os representantes japoneses.

- Neste momento estamos trabalhando para eleger o mesmo padrão - disse ele.

A Argentina, segundo Moreno, levará em conta, para decidir o padrão de TV digital, as ofertas de redução de pagamentos de royalties, os investimentos a serem realizados pelos grupos e a geração de empregos no país. Para ele, não há vantagens técnicas suficientes nos padrões para que o governo se decida por um deles sem estas contrapartidas comerciais.

Guillerme Moreno acredita que a Argentina também terá condições de decidir o padrão nas próximas semanas. Para ele, a TV digital deverá permitir a reindustrialização do país.