Título: CRÍTICAS AO ASSÉDIO DE LULA AO PMDB
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 13/03/2006, O País, p. 3

Garotinho e Rigotto falam em manobra contra as prévias

CAMPOS E BRASÍLIA. Pré-candidatos do PMDB à Presidência, o governador licenciado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho criticaram ontem a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que vai assediar os peemedebistas em busca de apoio:

¿ Ele parece que já esqueceu os erros cometidos para conquistar sua base. Não podemos mais conviver com o uso da máquina pública para fazer cooptação política. Teremos, sim, uma candidatura própria. Com assédio ou não ¿ afirmou Rigotto, em Curitiba.

¿ Declaração de amor unilateral não vale. Só podem casar duas pessoas que se amam. Ele quer casar com o PMDB, mas o PMDB não quer casar com ele ¿ disse Garotinho.

O ex-governador acusou a direção do PMDB de criar uma candidatura-laranja para colocar em risco as prévias marcadas para domingo. Garotinho disse que, na noite da última sexta-feira, quando se esgotava o prazo para a inscrição de candidaturas, o PMDB aceitou o nome do ex-candidato à Presidência Antônio Pedreira, que concorreu ao cargo em 1989. Garotinho afirmou que Pedreira é ligado ao senador Ney Suassuna (PMDB-PB), da ala defensora do adiamento das prévias.

¿ Já percebemos a manobra governista ¿ disse Garotinho.

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), entende que não há possibilidade de adiamento das prévias por causa da pré-candidatura de Antônio Pedreira.