Título: EXÉRCITO FAZ BUSCA EM ANTIGO SUPERMERCADO
Autor: Cristiane de Cássia
Fonte: O Globo, 13/03/2006, Rio, p. 8

Denúncia ou negociação apontou local, mas militares não encontraram o armamento

Durante toda a tarde de ontem, vinte homens da Polícia do Exército estiveram na Rua Conde de Bonfim, próximo ao Morro do Borel, na Tijuca, numa filial do supermercado Carrefour desativada há pouco mais de um ano. A operação pretendia recuperar a pistola 9mm e os dez fuzis roubados há dez dias do Estabelecimento Central de Transporte (ECT), em São Cristóvão. As buscas pelos armamentos duraram cinco horas e não foram bem-sucedidas: no início da noite a tropa deixou o local sem nada encontrar.

Um telefonema anônimo feito ao comandante da PE, ainda de manhã, informava que as armas roubadas estariam nas proximidades do Morro do Borel, mais especificamente no supermercado abandonado. Segundo fontes, traficantes de Bangu I teriam feito uma negociação com seus comparsas para a devolução das armas, que seriam jogadas no terreno do supermercado desativado.

¿ Recebemos a denúncia no momento em que estávamos remanejando as tropas ¿ contou o Coronel Silva, responsável pela operação.

Um caminhão do Exército chegou ao antigo prédio do supermercado poucos minutos antes das 13h. Vinte soldados fardados e armados com fuzis começaram as buscas dentro do prédio e, em seguida, nos arredores. Até os canteiros de plantas das calçadas foram vasculhados. Homens do serviço reservado da Polícia do Exército, usando toucas ninja, fizeram rondas ao redor do imóvel.

Por volta das 16h, ouviram-se tiros vindos do Morro do Borel, que cessaram rapidamente. No estacionamento do supermercado a movimentação foi intensa: seis carros entraram e saíram do local levando agentes do serviço reservado da Polícia do Exército. Às 18h em ponto, depois de cinco horas de buscas, a tropa do Exército deixou o supermercado desativado sem encontrar as armas roubadas.

Na saída, o comandante Silva negou que as buscas tivessem terminado no local, apesar da retirada.

¿ Continuamos a averiguar a denúncia ¿ disse sucintamente, sem confirmar se novas buscas acontecerão também hoje.

Apesar de a tropa ter deixado o supermercado, um carro do serviço reservado do Exército permaneceu no interior do prédio.

A filial Tijuca do supermercado Carrefour foi fechada em fevereiro do ano passado por causa da violência e de sucessivos assaltos.

A operação realizada pelos soldados da Polícia do Exército na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, contou com a ajuda de homens de seu serviço de inteligência: além de cerca de dez agentes que acompanhavam as buscas no interior do imóvel, dois se posicionaram nas proximidades do local vestidos à paisana e com toucas ninja escondendo os rostos. Armados com fuzis, eles permaneceram na calçada oposta ao supermercado durante toda a tarde.

O serviço do Disque-Denúncia recebeu somente ontem mais vinte ligações anônimas a respeito das armas roubadas há dez dias do quartel do Exército. Desde o dia 3 de março foram 793 denúncias sobre o mesmo assunto.

COLABORARAM: Antônio Werneck e Sérgio Ramalho