Título: Exército e Aeronáutica podem realizar ações conjuntas para encontrar armas
Autor: Fabio Gusmao e Marco Antonio Martins
Fonte: O Globo, 13/03/2006, Rio, p. 13

Fuzis roubados de depósito da Força Aérea estariam no Morro do Dendê

O Exército e a Aeronáutica planejam se unir na busca pelas armas desviadas de seus arsenais. O setor de inteligência da Aeronáutica já recebeu informações de que fuzis HK-33, roubados de um depósito da corporação na Avenida Brasil em maio de 2004, estariam nas mãos de traficantes no Morro do Dendê, na Ilha do Governador.

Segundo a assessoria da Aeronáutica, já existe troca de informações entre as duas Forças para recuperar os fuzis ou qualquer armamento das Forças Armadas.

Três militares da Aeronáutica, sendo dois soldados do próprio depósito, são investigados. O outro militar envolvido, de acordo com o Inquérito Policial Militar (IPM), seria um desertor. Apesar de mais de um ano e meio de investigações, ainda não há informação se os militares negociaram diretamente as armas com os traficantes.

O roubo dos 22 fuzis levou o Ministério Público Militar (MPM) a determinar que a Aeronáutica fizesse operações no Dendê. Na época, a Aeronáutica informou não ter encontrado qualquer arma. Em imagens feitas na favela há pouco mais de dois meses, no entanto, o traficante conhecido como FB aparece segurando um fuzil semelhante ao roubado.

* do Extra