Título: Alas do PMDB se unem para adiar as prévias
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 10/03/2006, O País, p. 10

Renan Calheiros quer convocar executiva e marcar votação para depois da decisão do STF sobre verticalização

BRASÍLIA. Enquanto o ex-governador Anthony Garotinho e o governador Germano Rigotto percorrem o país pedindo votos, integrantes das alas governista e de oposição do PMDB se uniram para tentar acabar com as prévias convocadas para 19 de março. Liderado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um grupo de peemedebistas reuniu-se na noite de anteontem na casa do senador Luiz Otávio (PMDB-PA) e decidiu pedir a convocação de uma reunião da executiva para quarta-feira com o objetivo de adiar as prévias.

O grupo fala em adiar as prévias para depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade ou não este ano da emenda que acabou com a verticalização. Mas o objetivo final é não ter candidato próprio à Presidência da República.

- Estamos tentando construir um acordo bom para todos. Com a verticalização, a candidatura própria isola o partido nos estados - disse Renan.

Parte da executiva já disse ser a favor do adiamento

A convocação da executiva não havia sido encaminhada até ontem ao presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que reafirmou a realização das prévias. À tarde, os que pretendem adiá-las diziam que a proposta tinha apoio de nove dos 16 integrantes da executiva. Mas no fim da tarde só estava garantido o apoio dos deputados Tadeu Filipelli (DF), Jader Barbalho (PA), Geddel Vieira Lima (BA), da tesoureira Monica Oliveira e do líder no Senado Ney Suassuna (PB) - que assinou uma vez como líder e outra como membro da executiva.

- A candidatura própria está morta, mas ninguém quer assinar o atestado de óbito - afirmou Suassuna.

Durante a reunião na quarta-feira, o senador José Sarney (AP) disse que o partido terá dificuldades para fazer alianças regionais caso lance candidato próprio ou participe de coligação nacional. Outros integrantes do partido disseram temer que a candidatura própria (com a verticalização) prejudique 16 candidaturas a governador com chances de vitória nos estados. Essa posição fora defendida na semana passada pelos governadores Eduardo Braga (AM), Paulo Hartung (ES), Joaquim Roriz (DF) e Marcelo Miranda (TO).

Mas Rigotto e Garotinho são contra o adiamento. Ontem, em São Paulo, Rigotto disse que as prévias são irreversíveis:

- Qualquer medida para impedir as prévias será repudiada pelos mais de 20 mil eleitores que votarão. O PMDB não aceita mais ficar a reboque de outros partidos - reagiu Rigotto.

Amanhã, Temer vai tomar café da manhã às 8h30m no Hotel Mercury, em São Paulo, com Rigotto e Garotinho para discutir o assunto.