Título: APÓS TRÊS ALTAS, DÓLAR CAI 1,14%
Autor:
Fonte: O Globo, 10/03/2006, Economia, p. 25

Bolsa tem quarto dia de queda e já perde 7,46% na semana

O dólar interrompeu ontem uma seqüência de três dias de alta, em que acumulou valorização de 3,5% frente ao real. A moeda americana encerrou os negócios em queda de 1,14%, cotada a R$2,161 para venda. Embora os investidores ainda estejam preocupados com o rumo dos juros nas principais economias mundiais - Estados Unidos, Europa e Japão - as fortes perdas dos três últimos dias criaram algumas oportunidades de investimento e ontem houve correção nos preços dos ativos. A exceção foi a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que caiu pelo quarto dia consecutivo: 2,62% ontem, acompanhando os mercados internacionais. Nesta semana, a queda acumulada é de 7,46%.

O risco-Brasil, que havia subido 8,22% em três dias, caiu 0,84%, para 235 pontos centesimais. O Global 40, título mais negociado da dívida externa, registrou valorização de 0,73%, cotado a 130,22% do valor de face. Levantamento da consultoria americana EmergingPortfolio.com mostra que, no início deste ano, os fundos que aplicam em ações de emergentes aumentaram os já elevados investimentos em papéis brasileiros, o que fez com que a alocação em ações da América Latina batesse recorde histórico. Após lucrar com os ativos brasileiros, os estrangeiros têm garantido parte dos ganhos vendendo papéis.

Ontem, as preocupações com aumentos de juros nos EUA levaram as bolsas americanas a novas perdas. O índice Dow Jones caiu 0,30%, e a bolsa eletrônica Nasdaq, 0,78%. É a sexta queda seguida e a maior seqüência de baixas da Nasdaq em 14 meses. (Patricia Eloy)