Título: JAPÃO ANUNCIA QUE PRETENDE AUMENTAR JUROS
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 10/03/2006, Economia, p. 25

Decisão do BC japonês contraria o primeiro-ministro

PEQUIM. O Banco do Japão (BoJ, o Banco Central do país) anunciou ontem o fim de cinco anos de sua política monetária de incentivo ao crescimento após a economia japonesa mostrar sinais de forte recuperação em 2005. Diante do crescimento acelerado da produção industrial, do emprego e até da inflação nos últimos meses, o comitê de política monetária do BoJ informou que pretende aumentar a taxa de juros - mantida há anos próxima de zero - e reduzir o excesso de dinheiro no sistema bancário do país.

A decisão fez a Bolsa de Tóquio subir 2,62% ontem. A decisão contraria o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, para quem a economia continua patinando e deve ser estimulada. O país foi marcado por longos períodos recessivos nos últimos 15 anos, além de sete anos de deflação.

O presidente do BC japonês, Toshihiko Fukui, Toshihiko Fukui deixou claro que o aumento dos juros não é para já e que a expectativa de manutenção da inflação anual japonesa - entre zero e 2% ao ano - não se trata de um programa de metas.