Título: CHINA ACUSA EUA DE VIOLAR DIREITOS HUMANOS
Autor:
Fonte: O Globo, 10/03/2006, O Mundo, p. 28

PEQUIM. O governo da China acusou os EUA de desrespeitarem os direitos humanos - através, principalmente, "do abuso de presos por militares e da ampla discriminação racial de autoridades" - numa resposta ao relatório anual sobre direitos humanos divulgado pelo Departamento de Estado americano na quarta-feira, acusando abusos em cerca de 190 países, inclusive na China.

No texto divulgado com estardalhaço na internet chinesa, o Conselho de Estado do país foi duro ao destacar que, antes de apontar os abusos de direitos humanos em outros países, os EUA deveriam arrumar a casa:

"Como em anos anteriores, o Departamento de Estado dos EUA apontou para a situação dos direitos humanos em mais de 190 países e regiões e se manteve calado sobre as violações de direitos humanos nos EUA", diz o documento.

O relatório americano diz que a situação dos direitos humanos na China havia piorado em 2005 por conta do gigantesco aparato de censura à expressão individual - especialmente à internet - e do aprisionamento e assédio a jornalistas, líderes religiosos, críticos do governo e ativistas de direitos civis em freqüência cada vez maior.

Como resposta, o governo chinês afirma que, após os atentados de 11 de Setembro, a liberdade individual vem se deteriorando nos EUA, com escutas clandestinas sendo cada vez mais rotineiras, além de prisões arbitrárias de muçulmanos. Os chineses criticam o racismo americano e afirmam que o abuso aos direitos dos negros já se tornou rotineiro no país, citando a tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans.

"Os EUA sempre posam como modelo de democracia e tentam empurrar este modelo para o resto do mundo. Na verdade, esta democracia é só para os bem-nascidos e um jogo para os ricos", diz o relatório.