Título: GRIPE É DETECTADA EM MAIS UM MAMÍFERO
Autor:
Fonte: O Globo, 10/03/2006, O Mundo / Ciência e Vida, p. 29

Vírus foi identificado em uma marta, na Alemanha, onde dois gatos estão infectados

BERLIM. Autoridades alemãs anunciaram ontem que uma marta (um pequeno mamífero carnívoro) testou positivo para o vírus H5N1, responsável pela gripe aviária. É a segunda espécie de mamífero a contrair a doença no país. Três gatos domésticos apresentaram vestígios do vírus letal nos últimos dias.

Segundo o diretor do Instituto Friedrich Loeffler, que coordena as pesquisas e as informações sobre a doença na Alemanha, a descoberta não representa mudança na natureza da ameaça do H5N1.

A marta foi capturada com vida na ilha de Ruegen, no norte do país, mesma região em que foram encontrados os gatos e a maioria das aves infectadas. Segundo as autoridades de saúde locais, o animal foi posteriormente sacrificado.

A Organização Mundial de Saúde afirmou recentemente que a contaminação de gatos, a princípio, não representaria um aumento de risco para os seres humanos. Alguns especialistas acreditam, no entanto, que ao infectar outros mamíferos o vírus tem chances maiores de sofrer a temida mutação que possa torná-lo transmissível entre pessoas, deflagrando uma pandemia.

A Sérvia confirmou ontem seu primeiro caso de infecção por H5N1, num ganso encontrado na região de Sonbor, na fronteira com a Croácia.

O Azerbaijão informou ontem que tem 11 pessoas internadas com suspeita de terem a gripe - oito delas da mesma família. Amostras de fluidos foram enviadas ontem para o Reino Unido para um diagnóstico mais preciso.